POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto faz primeiro discurso em plenário da Câmara Federal

Edison Costa

| Edição de 15 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Beto Preto faz primeiro discurso em plenário da Câmara Federal

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal Beto Preto (PSD), ex-secretário de Saúde do Paraná, fez nesta terça-feira seu primeiro discurso no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília. Eleito pela primeira vez em 2022 para ocupar uma cadeira no Legislativo Federal, o parlamentar fez uma rápida apresentação de sua trajetória política e manifestou a sua intenção de defender os interesses do País, do Paraná e dos municípios que representa, entre os quais, Apucarana, sua terra de origem.

Beto Preto iniciou seu discurso lembrando que, depois de 32 anos, Apucarana voltou a ter representação na Câmara Federal através de sua eleição. Ele fez questão de comunicar aos parlamentares presentes que é nascido em Apucarana, é médico, foi prefeito do município e secretário de Saúde no governo de Ratinho Junior (PSD).

Ele anunciou também que, junto com um grupo de deputados, já está lançando a Frente Parlamentar de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde.

Beto Preto frisou, no entanto, que não estava ali em plenário para falar especificamente de Saúde. Ele preferiu destacar os trabalhos iniciais de seu mandato através de uma audiência, por exemplo, no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ocorrida na semana passada. Na ocasião, ele pediu a continuidade de obras paradas na área educacional em Apucarana e no Estado e elogiou o atendimento que teve naquele órgão federal, obtendo resposta rápida para seus pedidos. 

O deputado lembrou que, quando prefeito de Apucarana, lançou a construção de uma escola e três creches com recursos federais em 2014, 2015 e 2016. “Essas obras andaram praticamente a passos de tartaruga ao longo dos últimos cinco e seis anos. Mas na semana passada tivemos uma reunião muito produtiva e proveitosa no FNDE com a chefe de gabinete e com toda a equipe técnica. Fomos atendidos e estou satisfeito de ver que as obras paradas na educação, que são quase cinco mil em todo o País e que no Paraná remontam ainda 350 a 400, serão retomadas”, afirmou. 

Ele observou que 48 horas depois da audiência o FNDE já liberou R$ 600 mil para as obras de Apucarana e para diversos municípios do Paraná no valor total de R$ 28 milhões. Conforme relata, só em Apucarana foram cerca de mil crianças que, ao longo desses anos, ficaram sem equipamentos novos de CMEIs e escola.

Beto cumprimentou o ministro Camilo Santana, da Educação, e toda a equipe do FNDE pelo atendimento, porém reivindicou a liberação de mais recursos para continuidade de outras obras no Paraná e das que são necessárias na educação brasileira.