POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto reassume comando da Secretaria de Saúde do Paraná

Edison Costa

| Edição de 06 de outubro de 2022 | Atualizado em 06 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Beto Preto reassume comando da Secretaria de Saúde do Paraná

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Odeputado federal eleito, médico Beto Preto (PSD), retornou nesta quinta-feira ao cargo de secretário de Estado da Saúde. Ele havia deixado o comando da pasta no final de março para concorrer a uma vaga na Câmara Federal, sendo eleito no último dia 2 de outubro com a soma de 206.885 votos, sendo o quarto mais votado do Paraná entre os candidatos a deputado federal eleitos. 

O decreto de nomeação, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.

“Vamos dar continuidade aos projetos que iniciamos até o fechamento da gestão, com as ações da regionalização e, em especial, com ênfase ao programa de cirurgias eletivas Opera Paraná, com investimento de R$ 150 milhões pelo Governo do Estado”, disse Beto Preto, ex-prefeito de Apucarana. “Nós começamos um trabalho que se tornou referência em todo o País e queremos encaminhar novas soluções até o fim do ano”, afirmou.

Beto Preto substitui César Neves, que estava à frente da Secretaria de Estado da Saúde desde março, quando ele se licenciou para disputar as eleições de 2 de outubro em cumprimento às regras estabelecidas pela legislação eleitoral. Neves já trabalhava com Beto Preto e ocupou a Chefia de Gabinete antes de ser secretário. De acordo com a assessoria de Gabinete do governador, César Neves continuará na Sesa até final deste mandato.

“Agradeço a oportunidade de conduzir a Secretaria nestes seis meses, especialmente ao governador Ratinho Junior. Agora o comando volta ao secretário Beto Preto, que vai seguir com a realização dos programas e com os avanços que já conquistamos”, disse Neves.

RECONHECIMENTO

Na condição de secretário estadual da Saúde neste primeiro mandato do Governo Ratinho Junior, Beto Preto foi considerado por prefeitos, deputados e outras lideranças políticas do Paraná como o melhor entre todos os secretários de Saúde do Brasil. Isto em função do seu empenho no combate à pandemia da Covid-19, com a intensificação da vacinação e de campanhas preventivas e de ações para tratamento de pacientes em todo o Estado.

Num trabalho conjunto com o governador Ratinho Junior, as ações realizadas permitiram ao Paraná ser considerado um exemplo de boa gestão durante a pior crise sanitária do século causada pela Covid-19.

De acordo com o governo, a cobertura do Samu foi ampliada de 68% para 100%, o número de leitos de UTI/SUS foi dobrado e até triplicada a capacidade dos hospitais já existentes, além de terem sido abertos novos hospitais regionais, ambulatórios especializados e postos de

saúde.