A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara de Apucarana pediu ontem ao Plenário do Legislativo mais 90 dias de prazo para concluir o relatório sobre a situação das calçadas de Apucarana, bem como formular sugestões para solução de problemas. A comissão foi instalada no dia 15 de agosto deste ano para discutir este e outros problemas de mobilidade urbana do município e tinha um prazo inicial até 15 de novembro para concluir os estudos.
De acordo com a vereadora Aurita Bertoli (PT), presidente da comissão, pelo menos umas cinco reuniões já foram realizadas com representantes das entidades afins para discutir os problemas de mobilidade urbana existentes em Apucarana, mais especificamente relacionados às calçadas e passeios públicos. Várias entidades já apresentaram uma lista de problemas com sugestões, porém outras ainda não encaminharam à comissão as respostas solicitadas.
“Nós estamos à espera dessas respostas para concluir o relatório da comissão”, afirma Aurita, segundo quem as conclusões serão levadas na sequência ao prefeito Beto Preto (PT). “Quem decide o que fazer é o prefeito, então é a ele que vamos encaminhar o relatório”, frisa.
A vereadora explica que o atraso na finalização dos trabalhos deve-se também ao fato de que, neste período, foi realizada audiência pública sobre o projeto da mobilidade urbana de Apucarana e depois sua votação. Os assuntos tratados versaram também sobre a situação das calçadas.
Durante o transcorrer dos trabalhos, a Comissão de Assuntos Relevantes fez uma série de questionamentos sobre construção e reconstrução de calçadas, sua adequação ao uso de portadores de deficiências físicas e visuais, ocupação dos espaços por parte de lanchonetes e lojas de móveis, lixeiras em locais inadequados, lixo de lojas amontoado ou espalhado pelo caminho e outras questões que interessam diretamente aos pedestres e à comunidade de modo geral.
COMPOSIÇÃO
A comissão é composta pelos vereadores Aurita Bertoli (PT), Gilberto Cordeiro de Lima (PMN), Luiz Cordeiro Magalhães Filho (PT), Antônio Ananias (PSDB) e pelo presidente da Câmara, José Airton Deco de Araújo (PR), além de assessores técnicos e jurídisos. Também fazem parte representantes de entidades afins como Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Ideplan), secretarias de Obras e Meio Ambiente, Instituto do Cego, Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Conselho Regional Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e outras.