POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária de 40 minutos

Da Redação

| Edição de 27 de novembro de 2023 | Atualizado em 27 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária de 40 minutos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ACâmara de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira sessão ordinária que durou exatos quarenta minutos. Apenas quatro matérias constavam da ordem do dia e todas foram aprovadas sem maiores comentários.

Parte deste tempo – dez minutos – foi utilizada na Tribuna Livre pelo presidente da recém-criada Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e Agroindústria Familiar (Cohafa), Antônio Ronaldo da Silva, para explicar sua criação e funcionamento. Um projeto de lei de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) foi aprovado na ocasião declarando essa cooperativa de utilidade pública.

Também foram aprovados projeto de lei do vereador Lucas Leugi, que concede a Comenda Cidade Alta de Mérito Profissional Apucaranense à empresa Tecbear 3D, pelos serviços prestados ao município; projeto de lei do vereador Tiago Cordeiro de Lima, que concede o título de Cidadão Benemérito de Apucarana ao empresário Paulo Humberto Bittencourt Atibaia, da Indústria Baterias Eletran; e um projeto de decreto legislativo, da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, que referenda convênio entre os municípios de Cambira e Apucarana para cessão de uma servidora médica veterinária para desenvolver funções inerentes à atividade profissional em Apucarana, dentro do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.

A servidora em questão, Thaísa de Oliveira Soethe, que integra o quadro funcional da Prefeitura de Cambira, deverá executar ações conjuntas de vigilância e defesa dos animais e vegetais, bem como inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal e vegetal e de insumos agropecuários, atuando exclusivamente em ações ligadas ao SIM-Serviço de Inspeção Municipal, no município de Apucarana.

EMPRÉSTIMO

A maioria dos vereadores se absteve de discursar no pequeno e no grande expediente, com exceção de Tiago Lima e Lucas Leugi. 

Tiago Lima fez um relato de sua viagem à Capital do Estado e dos últimos acontecimentos políticos de Apucarana. Lucas Leugi questionou um suposto pedido de empréstimo no valor de R$ 50 milhões que o Poder Executivo teria feito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Ele alertou para a possibilidade de o Município se endividar cada vez mais. Já o presidente da Câmara, vereador Luciano Molina (PL), frisou que “pedir empréstimo qualquer um pode pedir e cabe à instituição financeira analisar a capacidade de endividamento de quem pede, assim como conceder ou não os recursos”. 

No caso do Município de Apucarana, se esse suposto pedido seja aprovado pelo banco, “cabe ainda à Câmara de Vereadores analisar as condições do empréstimo, qual a finalidade dos recursos e autorizar ou não a contratação”.