POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Ivaiporã passa a ter Procuradoria da Mulher

Edison Costa

| Edição de 05 de março de 2024 | Atualizado em 05 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Câmara de Ivaiporã passa a ter Procuradoria da Mulher

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Já fazendo parte da programação comemorativa do mês da mulher (março), a Câmara de Vereadores de Ivaiporã realizou no último final de semana sessão solene de posse das integrantes da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito do Poder Legislativo. A vereadora Gertrudes Bernardy (MDB) foi empossada como procuradora e a vereadora Sandra Mara da Silva (MDB) como procuradora adjunta.

A Procuradoria tem a missão de representar e defender todas as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos, entre outros objetivos relacionados ao tema, somando-se à rede de proteção da mulher em funcionamento no município de Ivaiporã.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Edivaldo Aparecido Montanheri (PRD), o Sabão. “É um dia especial que fica marcado. A Câmara de Vereadores entendeu a importância e votou a favor do projeto com o intuito de zelar pelos direitos das mulheres”, destacou o presidente.

O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD) também prestigiou a instalação da Procuradoria Especial da Mulher. “Fico feliz com essa iniciativa a favor das mulheres e estamos aqui para somar forças e apoiar. Também parabenizo a vereadora Gertrudes Bernardy por buscar os meios necessários para implantar a Procuradoria da Mulher, que teve a aprovação de todos os vereadores”, declarou Carlos Gil.

Para a procuradora Gertrudes Bernardy, a criação da Procuradoria da Mulher em Ivaiporã representa um avanço político voltado às mulheres. “O objetivo é garantir que tenhamos um espaço seguro e acolhedor onde as mulheres possam encontrar apoio, orientação e justiça. Queremos defender uma sociedade com igualdade de gênero para que as mulheres se sintam livres para exercer plenamente seus direitos e potenciais, sem temer violência ou discriminação”, enfatizou.

A Procuradoria da Mulher conta com o apoio da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), por intermédio do curso de Psicologia, oferecendo palestras e orientações voltadas a mulheres que têm direitos violados; da Univale (Faculdades Integradas do Vale do Ivaí), por meio do Escritório Modelo de Assuntos Jurídicos (Emajuri), e da Univale Clin, que abriga clínicas de atendimento dos cursos Odontologia, Biomedicina, Estética e Cosmética, Enfermagem e Farmácia; e da Subseção da OAB de Ivaiporã, prestando orientações e palestras.