POLÍTICA

min de leitura - #

Chefes de poderes do Paraná repudiam ataques

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2023 | Atualizado em 10 de janeiro de 2023
Nota foi divulgada após atos de violência em Brasília no fim de semana
Nota foi divulgada após atos de violência em Brasília no fim de semana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os chefes dos Poderes do Paraná se reuniram nesta segunda-feira para repudiar novamente os atos de violência e vandalismo cometidos em Brasília no último domingo e reafirmar o compromisso já exarado por cada ente individualmente em prol da democracia, das instituições brasileiras, da soberania do voto popular e da Constituição de 1988. O encontro marca uma unidade de vozes em prol da pacificação da sociedade paranaense. 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSD), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto, e o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, que também participou do encontro, afirmam em nota que estão acompanhando os desdobramentos dos eventos de Brasília e não pouparão esforços para colaborar com as autoridades federais no esclarecimento e responsabilização dos fatos e no fortalecimento da República Federativa do Brasil.

“O Paraná, a exemplo do Brasil, clama por paz, respeito, harmonia, justiça, progresso e colaboração entre as pessoas”, finaliza texto da nota. 

Ainda no domingo, no final da tarde, o governador Ratinho Jr. publicou uma mensagem em repúdio ao que classificou como “atos de violência e distúrbios” registrados em Brasília. Em uma postagem na internet, o governador afirmou que acredita na democracia, “em um Brasil unido, livre e em paz”. 

Em nota, o Governo do Estado também se manifestou oficialmente: “O Estado do Paraná repudia os atos terroristas ocorridos neste domingo, em Brasília. Ações desta natureza são inadmissíveis e atentam contra a democracia e o estado de direito. Somos a favor da paz e do respeito. O Paraná se coloca à disposição do Ministério da Justiça para auxiliar no que for preciso e contribuir para a rápida retomada da ordem e da paz na Capital Federal.” (EDITORIA DE POLÍTICA)