POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 06 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seria um golpe de mestre?

O senador Alvaro Dias (Podemos), um dos mais experientes políticos em atividade no Paraná, está tentando dar um verdadeiro golpe de mestre ao filiar em seu partido o ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador da República, Deltan Dallagnol. Com essas duas filiações, Alvaro cria uma palanque forte no Paraná em busca de sua reeleição ao Senado e se cacifa para uma composição com o governador Ratinho Junior, evitando que o governo tenha um candidato próprio ao Senado. A jogada de Alvaro é lançar Moro à presidência da República e Dallagnol à deputado federal, mas se o governador Ratinho Junior não topar uma composição, Alvaro ameaça disputar o Palácio Iguaçu e lançar Deltan Dallagnol para o Senado. Há quem diga que pode ser puro blefe. À conferir.

Inovação em Jandaia do Sul
O prefeito Lauro Junior está compromissado a tornar Jandaia do Sul o município mais inovador do Vale do Ivaí. Ele já estruturou, com apoio do Sebrae e outros parceiros, um Conselho Municipal de Inovação, lançou um programa voltado ao desenvolvimento de empresas de tecnologia, as populares startups, e deve promover mudanças também na rede de ensino. Nesta semana, o prefeito Lauro Junior esteve em Barueri, município paulista que tem parceria com o Google e é referência no uso de tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Segundo o prefeito, “o mundo está mudando em velocidade surpreendente e as administrações municipais precisam acompanhar a inovação”. Lauro quer deixar o município de Jandaia pronto para a revolução industrial 4.0.
PTB à deriva no Paraná
O PTB no Paraná, que tinha entre suas grandes estrelas o ex-deputado federal Alex Canziani e sua filha, deputada federal Luísa Canziani, agora perde também o pouco de representatividade política que tinha no Estado com a desfiliação de vários prefeitos eleitos pelo partido que vão engrossar as fileiras do PSD do governador Ratinho Junior, onde já está abrigado Alex Canziani e em breve sua filha Luísa. Neste sábado, em um salão de eventos em Cambé, com a presença do próprio governador Ratinho Junior e de outras lideranças do PSD, incluindo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, seis prefeitos que deixaram o PTB assinam a ficha de filiação do PSD e garantem apoio à reeleição de Ratinho. Em Apucarana, o que ainda resta do PTB está com o ex-prefeito João Carlos de Oliveira.

Ivaiporã: Carlos Gil revoltado
O prefeito Carlos Gil, assim como muitos ivaiporãenses, ficou surpreso e registrou em suas redes sociais indignação em relação à aprovação da abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar a conduta da presidente da Câmara Gertrudes Bernardy. Todo o imbróglio foi causado por uma comemoração de aniversário surpresa da vereadora e outros servidores do legislativo. Comeram uns salgadinhos, cortaram um bolo, tiraram fotos e todos voltaram ao trabalho. A mesma conduta, em outra data, foi flagrada envolvendo os vereadores Jaffer Pereira e Vila Real. A surpresa é que no caso deles a CP foi rejeitada de forma unânime.