POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sem gasto com energia 

O governador Ratinho Junior reafirmou nesta quinta-feira, em Apucarana, que está fazendo um governo que não gasta energia com brigas políticas. Segundo ele, isso são coisas que aconteciam no passado e só prejudicava o Paraná. Hoje o governo trabalha em harmonia com toda a bancada de deputados federais e senadores em Brasília, com a Assembleia Legislativa e com o governo federal. “O povo me paga para trabalhar, não para brigar”, disse. Ele observa que os empresários também não gostam disso, eles querem apenas investir nas suas empresas e pagar seus impostos. E é por isso que o Paraná é o Estado que mais recebe investimentos e mais gera empregos no País.

Live da vacinação infantil
O prefeito Junior da Femac fez no início da tarde desta quinta-feira uma live improvisada, no pátio do 10º Batalhão da Polícia Militar. Ele reuniu o governador Ratinho Junior, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; o vice-prefeito Paulo Vital (PROS), e o secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, para anunciar o início imediato da vacinação infantil, a partir das 14 horas de desta quinta, para a faixa etária de 8 e 9 anos. Junior da Femac explicou que um novo lote de vacinas da SESA chegou na manhã de quinta-feira. “Nós vacinamos de domingo a domingo, sem perda de tempo”, justificou na live, em que também se pronunciaram o governador e o secretário. Momentos depois, Beto Preto, já estava na fila de vacinação com seus filhos gêmeos Cecília e Pedro. 
Tempo dos partidos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o tempo que os partidos terão na propaganda gratuita no rádio e TV. De acordo com portaria publicada nesta terça-feira (25), as legendas com mais tempo serão DEM, MDB, PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSDB, PSL, PT e Republicanos. Todos terão disponíveis 20 minutos e 40 inserções nos dois meios de comunicação durante o primeiro semestre deste ano. A Justiça Eleitoral usou o desempenho das legendas nas eleições de 2018 para distribuição do tempo, além de eventuais retotalizações de votos para a Câmara dos Deputados, fusões e incorporações de legendas. No total, foram distribuídos 305 minutos e 610 inserções aos 23 partidos.

TCE-PR retoma sessões
O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) retomou, nesta quarta-feira (26), as sessões do Pleno, com a análise de quase duas dezenas de processos. Em função da situação sanitária, as sessões presididas pelo conselheiro Fábio Camargo continuarão sendo realizadas através de videoconferência. O Tribunal mantém restrições ao acesso às suas dependências, em função do recrudescimento dos casos da Covid-19. Os servidores continuam atuando no sistema TCE, conforme determinou recente resolução, mantendo atendimento aos jurisdicionados por telefone e por canais virtuais. A agenda dos conselheiros será extensa neste ano eleitoral no que se refere ao julgamento de contas dos gestores públicos.