POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 10 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Aguardando a Justiça 

A defesa da vereadora cassada de Ivaiporã, Gertrudes Bernardy (MDB), está no aguardo de uma decisão da Justiça sobre a Ação Declaratória de Nulidade do Processo de Cassação ajuizada no dia 1º de fevereiro. Segundo o advogado Leandro Coelho, a ação já foi encaminhada pelo juiz da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Ivaiporã, José Chapoval Caciacarro, ao promotor público Cleverson Leonardo Tozatte. A expectativa é que este parecer seja dado até final da próxima semana para, em seguida, sair a sentença do juiz. Gertrudes foi cassada pelo Legislativo por ter promovido uma festinha de aniversário dentro da Câmara em plena pandemia.

Prefeita agradece
A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (PSL), agradeceu ontem ao governador Ratinho Junior (PSD) ao secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e ao deputado estadual Artagão Junior (PSB) por terem viabilizado mais um veículo para a saúde. Prefeitura recebeu nesta semana um automóvel 0k para atender à Estratégia da Saúde da Família, o qual foi entregue à secretária municipal de Saúde, Adriana Ceron de Almeida, em Curitiba. Com esse já são três carros cedidos ao município nos últimos seis meses. “É uma renovação da frota que não acontecia há muito tempo”, afirmou a prefeita pelas redes sociais.
MDB e Ratinho Junior
Em reunião nesta segunda-feira em Curitiba, a cúpula do MDB do Paraná definiu que decidirá em 30 dias se aceita a proposta do governador Ratinho Júnior (PSD) para apoiar sua reeleição em outubro. Para tanto foram criadas as coordenadorias regionais, que terão a tarefa de consultar os emedebistas de todo o Estado sobre a convite feito por Ratinho Junior para que o partido participe de sua chapa nas eleições de 2 de outubro. Após essa consulta, a executiva estadual do MDB terá uma definição a respeito do assunto. Segundo o presidente estadual do partido, deputado estadual Anibelli Neto, a posição sobre o tema deverá ser firmada assim que toda a base for ouvida.

Fachin defende “vacina” 
Às vésperas de assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e comandar as eleições deste ano no Brasil, o ministro Edson Fachin destacou a importância da participação de mais mulheres no cenário político. Ele citou ainda a necessidade de mais mentes e corações democráticos no País. “Nós todos sabemos que é urgente vacinar o país contra o vírus do autoritarismo, da misoginia e da discriminação. Vacina sim! Contra o vírus da autocracia, democracia sempre”, defendeu Fachin durante o 1º Encontro Nacional de Magistradas Integrantes de Cortes Eleitorais, realizado virtualmente. Ele se diz preocupado com a violência de gênero em eleições.