O secretário de Indústria e Comércio de Apucarana, Edison Estrope, reuniu-se na tarde desta terça-feira com a Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) da Câmara de Vereadores. Em pauta a Lei nº 72/2017, de autoria do vereador Lucas Leugi (Rede), que cria políticas públicas para incentivar o primeiro emprego em empresas com 10 ou mais funcionários, que forem diretamente beneficiadas pelo Prodea. Segundo a lei, as empresas deverão reservar, no mínimo, 20% das vagas de trabalho ao primeiro emprego.
Lucas Leugi, que faz parte da CAR ao lado dos vereadores Franciley Preto Godói Poim (PSB) e Antônio Marques da Silva (PSD), o Marcos da Vila Reis, que preside a Comissão, solicitou ao secretário Estrope empenho no levantamento junto as empresas que receberam os terrenos a partir de 13 de setembro de 2017. “Nosso maior objetivo é ajudar os jovens da nossa cidade a conquistar o primeiro emprego, por isso fizemos esta Lei que foi sancionada pelo ex-prefeito e hoje secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Agora, estamos pedindo ao Executivo, através da Secretária de Industria e Comércio, que faça a fiscalização para que a Lei seja cumprida”, explicou Lucas Leugi.
Segundo ele, Apucarana é uma cidade com muitos jovens qualificados e preparados para o trabalho e que precisam desta oportunidade. “O Executivo oferece o benefício ao empresário, que é o terreno, e o empresário retribui com o primeiro emprego. A lei é importante, cria oportunidades e vem para contribuir no aprendizado dos jovens no que tange à sua inserção no mercado de trabalho. Ela foi aprovada por unanimidade dos vereadores, sancionada pelo prefeito, está em vigor e deve ser cumprida”, afirma o vereador Lucas Leugi.
O secretário Estrope informou que irá fazer um levantamento de todas as empresas que foram beneficiadas pelo Prodea, a partir de setembro de 2017. “Vamos notificar as empresas sobre a Lei e passar para a Comissão de assuntos Relevantes um relatório com todos os dados. E, se preciso for, vamos criar um adendo em documentos que temos ligados às empresas constando e informando sobre a Lei”, explicou.