POLÍTICA

min de leitura - #

Deputado defende afastamento da presidência da Câmara

Agências

| Edição de 17 de outubro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após virem à tona novas notícias das contas secretas do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Suíça, o deputado Silvio Costa (PSC-PE) está sugerindo aos líderes dos 28 partidos com representação na Câmara dos Deputados que se unam pelo afastamento do peemedebista do cargo.

Vice-líder do governo na Câmara, ele fez questão de destacar que a iniciativa é de cunho pessoal, como parlamentar de oposição a Cunha. “Desde que ele era o todo poderoso da Câmara, queridinho de 80% da imprensa, sou contrário a ele. Não votei nele, porque sei quem ele é”, afirmou.

Nesta sexta-feira ele deu início a uma empreitada de telefonemas e pede que eles elaborem um documento conjunto, assinado pelos líderes e vice-líderes partidários, pedindo o afastamento de Cunha da Presidência “por motivos óbvios”.

“Ele negou o tempo todo que não tinha conta. Agora aparece extrato. Acho que não dá mais nem para esperar o chamado tempo regimental. Agora é uma questão da Câmara, uma situação muito inusitada. O presidente da Câmara de uma das maiores democracias do mundo com conta na Suíça...”, completou Costa.

O deputado, que já havia conversado com alguns deputados até a tarde de ontem, não quis revelar os nomes nem o posicionamento de cada um deles. Segundo Silvio Costa, todos têm sido unânimes em dizer que é importante esperar para ver o que Cunha vai dizer.

A abertura do inquérito foi autorizada pelo Supremo. Cunha e Cláudia serão investigados por corrupção e lavagem de dinheiro.