POLÍTICA

min de leitura - #

Deputados pedem isenção de pedágio para doações

Diagramação Tribuna

| Edição de 27 de maio de 2024 | Atualizado em 27 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Deputados pedem isenção de pedágio para doações

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Frente Parlamentar de Engenharia, Agronomia, Geociência e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná apresentou requerimentos às concessionárias de pedágio solicitando providências para a isenção de tarifa de veículos que transportam donativos ao Rio Grande do Sul.

O documento direcionado às concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro ressalta que grande parte das doações ocorre por parte de entidades privadas, com ou sem fins lucrativos e população voluntária em geral. As empresas administram trechos de rodovias que cortam o Paraná e são frequentemente utilizados como rota para levar os donativos.

“Fomos alertados sobre eventuais cobranças de tarifas dos pedágios dos veículos que transportam donativos ao Estado do Rio Grande do Sul. A cobrança de pedágios inviabiliza a logística das doações, dificultando o envio e recebimento de perecíveis, por exemplo”, afirma o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Fabio Oliveira (Podemos). “Precisamos lembrar que a cessão do próprio caminhão que leva os donativos e a disponibilidade do motorista também são uma forma de doação e solidariedade ao povo gaúcho.”

O requerimento sugere a liberação, sem cobrança de tarifa, de veículos que transportam donativos quando acompanhado por ofício ou outro documento legítimo assinado por representantes de entidades, sejam elas privadas, do terceiro setor, instituições e associações públicas e/ou religiosas. (DA REDAÇÃO)