O governador Beto Richa (PSDB) voltou a defender ontem, em Apucarana, o ajuste fiscal feito no seu governo, durante a inauguração da Estação de Tratamento (ETE) Biguaçu. A obra vai elevar a cobertura da rede de esgoto no município de 65% para 81%. O investimento, de R$ 24,2 milhões, alcança 23 mil pessoas, de 42 bairros.
“Passamos este ano planejando ações e também implantando medidas para proteger o Estado e amenizar as consequências da crise financeira. Foram medidas duras, mas essenciais para o futuro do Paraná, que hoje tem a melhor situação fiscal e financeira do Brasil”, afirmou Richa.
Na avaliação do governador, o ajuste fiscal, apesar de impopular, foi fundamental para manter o desenvolvimento atual e com projeção de crescimento econômico. “O Paraná se antecipou a esta crise e conseguimos ampliar a receita em 6%. Somos o único Estado que teve uma evolução positiva nas suas receitas correntes líquidas. Todos os demais estão negativos”, compara. Para isso, Richa comenta que foi necessário reduzir as despesas na ordem de 11%. “Ou seja, eu cobrei um esforço da sociedade, mas também fiz a minha parte. Cortei mil cargos comissionados, diminuí cinco estruturas de secretarias e reduzi em 15% os gastos de custeios do governo”, ressaltou.
Os cortes, segundo ele, possibilitaram que o governo encaminhasse à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) recentemente um orçamento com previsão histórica, com investimentos na casa de R$ 6,8 bilhões. “Este número representa mais do que o valor investido durante os quatro anos anteriores”, assinala. O governador entende que uma demonstração do correto posicionamento de sua equipe econômica foi o reconhecimento pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE) do Paraná como a quarta maior economia do Brasil, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro de Minas Gerais. O Paraná ultrapassou o Rio Grande do Sul após décadas atrás desse estado no ranking nacional.
Outro indicador que Richa fez questão de ressaltar é um estudo britânico feito pelo The Economist, que numa avaliação de dez itens que incluía solidez fiscal, governança, investimentos em educação e segurança pública apontou o Paraná como o segundo estado mais competitividade, atrás apenas de São Paulo.
FUNCIONALISMO
No quesito impopularidade com alguns setores, o governador destacou que os servidores, de maneira geral, assim como os professores, têm recebido atenção de sua administração. “Mesmo num ano difícil, nós demos aos servidores 3,4% de aumento em outubro e 10% em janeiro de 2016. Ou seja, enquanto os outros estados estão com o ‘pé no freio’, nós estamos com o ‘pé no acelerador’, garantindo o que eu havia previsto: o melhor está por vir, o pior da crise já passou”, garantiu.
PROTESTO
Durante visita a Apucarana, um grupo de professores realizou um protesto contra o governo. Para o presidente da APP-Sindicato de Apucarana, Hermes Leão, o gesto de ontem foi uma “demonstração pública de repúdio ao tratamento dado à categoria”.
Cobertura de rede de esgoto vai a 81%
Com a inauguração das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Biguaçu, Apucarana passa a integrar um seleto grupo de municípios paranaenses que tem 80% do seu esgoto tratado. Em todo o Estado são 50 cidades com este índice, o que corresponde a 12% do total. A obra, avaliada em R$ 24,22 milhões, teve início em 2013 e promete aumentar a qualidade de vida de 23 mil apucaranenses, que vão passar a contar com o serviço, em 42 bairros.
Durante a entrega do sistema de saneamento, o governador Beto Richa (PSDB) destacou que o município sai de 60% em seu índice de saneamento e salta para 81%. “Isso representa índices de cidades de primeiro mundo. São mais de R$ 2,5 bilhões de investimentos nos últimos quatro anos e a previsão são R$ 3 bilhões a mais nos próximos anos. Muitos governadores não gostam de obras de saneamento, porque não aparecem, mas entendemos que é fundamental para a qualidade de vida”, disse, acrescentando que a cada R$ 1 real investido em saneamento R$ 4 são poupados no sistema de saúde.
Parceria entre governo do estado e município
Durante a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Biguaçu, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, reforçou ontem que a obra é fruto da grande parceria entre estado e município. “Além de qualidade de vida, estamos movimento a economia com emprego e renda”, ressaltou. Já o gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, assinalou que esta obra representa a missão da Sanepar de levar saúde para a população. “Esgoto tratado e água significam qualidade de vida e saúde, além de respeito ao meio ambiente”, sublinhou.
Para o prefeito Beto Preto (PT), a entrega da obra de ampliação é uma etapa crucial para o desenvolvimento de Apucarana. “É um obra essencial para uma cidade que luta para alcançar o desenvolvimento pleno”, disse. Ele destacou a relação do município com o governo estadual. “Temos importantes ações administrativas do governo do Estado, como o investimento em saneamento, a duplicação da BR-376 no trecho urbano de Apucarana e até a entrada de Califórnia, a parceria para a construção do novo prédio para o Consórcio Intermunicipal de Saúde. Quero manter essa relação com o governo estadual, de respeito e amizade. Os municípios precisam do governo e o governo precisa de municípios equilibrados para atender a população”, afirmou o prefeito de Apucarana.