POLÍTICA

min de leitura - #

Estado homenageia personalidades

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 19 de dezembro de 2015 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado condecorou ontem, com a Ordem Estadual do Pinheiro, 42 personalidades que se destacam em suas áreas de atividade e contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. A outorga da mais alta comenda do Estado foi dada pelo governador Beto Richa (PSDB), em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, amigos e familiares dos homenageados. A tradicional cerimônia fez parte das ações que marcam os 162 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados dia 19 de Dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Estado homenageia personalidades

“Um momento especial para todo o Paraná. Estamos homenageando pessoas ilustres, que dão exemplos e contribuem para o fortalecimento da sociedade paranaense e brasileira”, disse Richa. Receberam a Ordem do Pinheiro expoentes da política, economia, da área da Justiça, da religião, das letras e artes, do esporte, da comunicação, da administração pública, empresários e profissionais de diversas áreas. O governador enalteceu o trabalho dos homenageados.

Entre os homenageados estavam os presidentes da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; e do Tribunal de Contas, Ivan Bonilha; o jurista Ives Gandra da Silva Martins; o arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; o empresário João Dória Junior, presidente do Grupo Lide; o presidente da OAB-PR, Juliano Breda, e o presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl.

“A homenagem se deve às mulheres e aos homens que ajudaram a moldar o Brasil como uma nação que se reconhece nas suas raízes, nas suas realizações e no seu maravilhoso potencial humano e material. E que também contribuíram para formar a identidade paranaense, que é tão cara aos cidadãos deste Estado”, disse o governador.

Para Richa, Paraná não se deixa abalar pela crise

No seu pronunciamento, Beto Richa falou sobre a trajetória do Paraná, desde a sua Emancipação Política, em 1853, e ressaltou as conquistas econômicas e sociais mais recentes, atribuindo-as ao esforço e ao trabalho dos paranaenses. “O Paraná não está livre dos efeitos da tormenta política, econômica e moral que abala o País. Mas não vamos nos deixar consumir pelo sentimento de paralisia que, infelizmente, domina outras instâncias institucionais”, disse Richa. “Os paranaenses, assim como seus irmãos de tantos outros estados, não se deixarão abater pelo imobilismo e pelo medo. Vamos extrair as necessárias lições da crise, trabalhar pela recuperação da economia e promover as reformas de que o Brasil tanto precisa”, declarou.