POLÍTICA

min de leitura - #

Filipe Barros articula visita de ministro da Educação a Londrina

Claudemir hauptmann

| Edição de 27 de julho de 2022 | Atualizado em 27 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Filipe Barros articula visita de ministro da Educação a Londrina

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

OMinistro da Educação, Victor Godoy, estará em Londrina nos primeiros dias de agosto, dias 8 ou 9, para uma agenda com reitores de universidades estaduais, federais e de institutos federais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira em Apucarana pelo deputado federal Filipe Barros (PL), que é de Londrina e desde o início desta semana percorre cidades do Vale do Ivaí, em sua pré-campanha pela reeleição.

O deputado diz que pretende definir detalhes da agenda com o ministro nos próximos dias, mas espera que ele esteja na cidade no dia 8 de agosto e depois segue a Curitiba, no dia 9, fechando a visita ao Paraná. Confirmando as datas, Victor Godoy estará no Paraná exatamente no período em que deve ser aberto o período de inscrições ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), de 9 a 12 de agosto. E, de 1º a 4 de agosto, deve ser o período de inscrições ao Programa Universidade para Todos (Prouni).

Filipe Barros informou que o ministro deve fazer uma visita ao Colégio Estadual Cívico Militar Professora Adélia Dionísia Barbosa, localizado no conjunto Parigot de Souza, em Londrina, no mesmo dia em que deve fazer uma reunião com reitores das universidades estadual de Londrina (UEL), bem como de federais e do instituto federal. O deputado é autor de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões para pintura de blocos do Centro de Ciências Exatas (CCE) e da reforma do Bloco R, da Universidade Estadual de Londrina.

Em pré-campanha, Filipe Barros percorre cidades do Vale do Ivaí até final desta semana e, na próxima, cumprirá agendas políticas no Noroeste do Estado. Na semana passada, o deputado federal cumpriu agenda no Norte Pioneiro. 

 COM RATINHO JUNIOR 

O deputado federal Filipe Barros, que chegou a ser pré-candidato ao governo do Paraná, como forma de assegurar palanque eleitoral no Estado para o presidente Bolsonaro, agora retoma seu projeto original de buscar a reeleição. O PL fechou apoio a Ratinho Junior, cujo palanque será dividido com Bolsonaro. 

Filipe Barros, no entanto, parece não se importar muito com as implicações políticas. Nessa semana, enviou ofício ao governador cobrando a contrapartida do Estado aos recursos federais destinados à UEL, através de emenda parlamentar sua, de R$ 2 milhões. Ele lembra de um acordo do governador com a bancada, de que para cada real do investido pelo Governo Federal por emenda parlamentar haveria uma contrapartida de igual valor do Governo Estadual.