POLÍTICA

min de leitura - #

Governador troca comandos da Segurança Pública e Detran

Da Redação

| Edição de 27 de abril de 2022 | Atualizado em 27 de abril de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dando sequência às mudanças no Secretariado, que iniciaram neste mês de abril, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou nesta quarta-feira a troca do comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Romulo Marinho Soares deixa o cargo e será substituído por Wagner Mesquita, que estava na direção-geral do Detran-PR.

Delegado da Polícia Federal, Mesquita assume o cargo pela segunda vez. Ele já trabalhou na Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e possui mais de 30 anos de experiência na área de segurança pública. 

Marinho deixa a pasta após ter iniciado um plano de modernização de R$ 2 bilhões, que contou com a retomada da construção de presídios, entrega de equipamentos (viaturas, armas e coletes), modernização das carreiras das forças de segurança, implementação do Departamento de Polícia Penal e retirada definitiva dos presos do Paraná da administração da Polícia Civil, encerrando desvio de função que se arrastava há anos. 

A Secretaria também acumula bons índices de redução de crimes, principalmente roubos e mortes violentas, e foi fundamental para a execução do planejamento estadual de combate à pandemia do coronavírus e da crise hídrica, colaborando, de maneira ativa, para salvar inúmeras vidas. Marinho também ajudou a construir um bom relacionamento com o governo federal, via Ministério da Justiça e Segurança Pública e Forças Armadas.

“Ele fez mudanças importantes na Secretaria, que refletiram em melhores indicadores de segurança pública e proteção da sociedade. A partir de agora, vai cumprir uma nova missão”, disse o governador. 

Mesquita assume as funções nesta semana. O novo diretor-geral do Detran-PR será Adriano Furtado, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e ex-superintendente da PRF no Paraná. Ele era diretor de Operações do Detran.

MUDANÇAS

A saída de Romulo Soares é a segunda troca no setor de segurança pública do Paraná, dias após a tentativa de mega-assalto que aterrorizou moradores e terminou com a morte de um policial, em Guarapuava, na região central do Estado.

Na quinta-feira passada (21), a Polícia Militar (PM-PR) trocou o comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), na cidade. O motivo não foi informado.

O tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins, que estava à frente do batalhão, foi substituído pelo major Flávio Vicente Ferraz. Lins deixou o cargo após ter sido filmado em uma festa, dois dias depois dos ataques de assaltantes à cidade.

O governo do Estado explica que a troca de comando da Sesp-PR faz parte de mudanças que já vinham sendo feitas do primeiro escalão.