POLÍTICA

min de leitura - #

Governo do Paraná renegocia contratos com fornecedores

Editoria de Política

| Edição de 21 de janeiro de 2019 | Atualizado em 21 de janeiro de 2019

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após 20 dias de mandato, o governador do Paraná Ratinho Junior (PSD), afirmou ontem que as negociações com alguns fornecedores do Estado já foram iniciadas e têm como finalidade reorganizar as finanças da administração pública. “Mas ainda estamos realizando o levantamento de todos os contratos de todas as secretarias para que possamos fazer uma análise bastante criteriosa”, disse o governador.

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Paraná renegocia contratos com fornecedores


Questionado pela imprensa sobre o reajuste dos servidores, Ratinho Junior afirmou que estudo e análises de gastos continuam sendo feitos, mas que ainda é muito cedo para falar em porcentuais. “Nós estamos ainda dentro do prazo deste primeiro mês em que estamos levantando a saúde financeira do estado”, declarou. “Acredito que em meados de fevereiro devemos ter dados mais consistentes para saber como estão as finanças do Paraná”, ponderou o governador após solenidade de posse do novo comando do Corpo de Bombeiros. 
CLÍNICAS
Na última sexta-feira, a Secretaria de Saúde do Paraná fez o pagamento dos serviços prestados por clínicas que atendem a população com Terapia Renal Substitutiva (TRS). Aproximadamente R$ 6,1 milhões relativos aos serviços de hemodiálise no mês de novembro foram depositados nas contas das 20 clínicas fornecedoras ao Estado. Os serviços prestados em dezembro entram normalmente no calendário de pagamentos. Os repasses estariam nas contas das clínicas já nesta segunda-feira.
Com a abertura do orçamento pela Secretaria da Fazenda, a Saúde priorizou o pagamento dessas clínicas para não haver risco de interrupção nos serviços prestados à população. Os demais 23 prestadores de serviço recebem diretamente de municípios que têm Gestão Ampliada da Saúde.
Os pagamentos são feitos normalmente por volta do dia 15, uma vez que as verbas são repassadas ao Estado entre os dias 9 e 10 de cada mês – neste período, a Secretaria da Saúde precisa conferir e validar os serviços prestados pelas clínicas conveniadas.