O ex-secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, deputado estadual Guto Silva (PP), esteve ontem em Faxinal, onde visitou o prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, e reuniu-se com vereadores e lideranças políticas do município e da região.
Em entrevista coletiva à imprensa, ao lado do prefeito Gallo, do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) e do prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD), Guto Silva reafirmou sua condição de pré-candidato ao Senado nas eleições deste ano.
Segundo ele, esse é o momento de se fazer uma reflexão política diante das eleições deste ano, assim como também é um momento de repensar o Paraná. Ele observa que lá atrás foi iniciado um projeto importante do governador Ratinho Junior (PSD) de oxigenar o Palácio Iguaçu e os resultados demonstram que esse projeto foi bem sucedido.
Neste aspecto, ele observa que, apesar de todas as dificuldades ocasionadas pela pandemia e de toda complexidade que a população sofreu, o Paraná está de pé e firme.
Quanto à sua participação política nas eleições deste ano, ele considera que agora existe essa possibilidade de se mexer e renovar o quadro do Senado. “Eu tenho dito com toda franqueza que não se trata de uma crítica pontual a A, B ou C, mas o Paraná é um estado muito forte que precisa ter uma voz mais firme no Senado. É preciso erguer a voz do Paraná no Senado e colocar o dedo na ferida em questões históricas”, disse, citando a necessidade de discutir a recuperação de mais prestígio federal e debater também a questão, por exemplo, também dos fertilizantes que afeta o Paraná em função da crise entre Rússia e Ucrânia. Segundo ele, essa é uma discussão que causa um impacto muito forte no agronegócio do Estado e o Senado precisa colocar o dedo na ferida. “A pauta da essência do Paraná precisa estar no primeiro plano no Senado, não no segundo ou terceiro. O Paraná precisa estar liderando todo esse processo e eu estou muito animado porque a Casa Civil me deu essa condição de poder conhecer com profundidade o Paraná nas mais diferentes regiões, assim como toda a estrutura do Estado”.
Guto Silva, que foi um dos fundadores do PSD, deixou o partido recentemente e ingressou no Progressistas (PP) visando acomodar sua candidatura ao Senado. Segundo ele, dentro da atual conjuntura do seu grupo político seria muito difícil conseguir espaço para disputar a única vaga existente hoje na eleição para o Senado.
Guto Silva já foi vereador em Pato Branco, duas vezes deputado estadual, subchefe da Casa Civil por dois anos e secretário-chefe da Casa Civil por três anos.
Para prefeito Gallo, parlamentar saiu na frente dos demais no PR
Guto Silva recebeu manifestações de apoio à sua pré-candidatura ao Senado do deputado estadual Alexandre Curi e dos prefeitos Ylson Gallo, de Faxinal, e Primis de Oliveira, de Godoy Moreira. Guto Silva disse esperar receber também o apoio do governador Ratinho Junior, embora salienta que ainda é muito cedo e que muita coisa vai acontecer até as convenções partidárias.
O prefeito de Faxinal, Ylson Gallo, afirmou que vê em Guto Silva uma esperança para o Paraná como senador, porque tem uma capacidade para trabalhar pelo Estado e o País. Além disso, conforme o prefeito, Guto Silva saiu na frente como pré-candidato porque o governador deixou livres os pré-candidatos. “O Guto vem fazendo um bom trabalho e vem correndo atrás do seu eleitorado. Lá na frente todos vão ver o seu trabalho. O Guto Silva, que saiu mais cedo, bebeu água limpa com certeza como diz o ditado popular. Ele está conseguindo seu espaço na frente dos outros e será reconhecido pelo trabalho que já fez no Paraná”, disse Gallo.