POLÍTICA

min de leitura - #

Ivaiporã busca mais dois cursos para campus da UEM

Da Redação

| Edição de 16 de julho de 2024 | Atualizado em 16 de julho de 2024
Imagem descritiva da notícia Ivaiporã busca mais dois cursos para campus da UEM

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), esteve em Curitiba nesta terça-feira para uma série de reuniões estratégicas visando o desenvolvimento educacional e a melhoria dos serviços de saúde do município. As reuniões, agendadas pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), resultaram em avanços em ambas as áreas. “Podemos dizer que os encontros foram bastante produtivos para nosso município”, avalia Gil

Na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), onde o prefeito se encontrou com o secretário Aldo Nelson Bona, a pauta principal foi a criação dos cursos de Fisioterapia e Nutrição no Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) de Ivaiporã. Também participaram do encontro o reitor da UEM, Leandro Vanalli e o diretor do campus de Ivaiporã, Eduard Angelo Bendrath.

Para a implementação dos dois cursos, será necessário um espaço adicional de 1000m² incluindo outro bloco de ensino com salas de aula e outras infraestruturas. O custo estimado é de aproximadamente R$ 5 milhões. 

Segundo Carlos Gil, o secretário sinalizou a liberação de R$ 2,5 milhões, enquanto o deputado Traiano vai buscar o restante por meio de emendas parlamentares. Também 

SAÚDE

Em seguida, Carlos Gil participou de uma reunião na Secretaria de Estado da Saúde com diversos prefeitos – incluindo Renan Romanichen, que é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, que abrange 16 municípios da 22ª Regional de Saúde (RS) de Ivaiporã, e com a presença de secretários municipais de Saúde, chefe da 22ª RS, Silvia Bovo, e o presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), Geraldo Biesek, além do ex-secretário estadual da Saúde e deputado federal Beto Preto (PSD). 

O foco do encontro foi discutir melhorias e aumentar a quantidade de cirurgias realizadas no Hospital Regional, especialmente nas áreas oftalmológica e ortopédica. Conforme Gil, atualmente pacientes precisam viajar mais de 400 km para procedimentos oftalmológicos. 

“Também discutimos cirurgias ginecológicas e pediátricas, entre outras, que não são realizadas na região. As demandas foram apresentadas para aumentar o volume dessas cirurgias devido à alta necessidade da população”, explicou Carlos Gil informando que a Funeas lançará edital, em agosto, após estudo técnico para avaliar as solicitações feitas.