POLÍTICA

min de leitura - #

Juiz espera votação sem grandes filas no 2º turno

Da Redação

| Edição de 28 de outubro de 2022 | Atualizado em 28 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Juiz espera votação sem grandes filas no 2º turno

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O juiz da 28ª Zona Eleitoral, Rogério Tragibo de Campos, projeta um segundo turno tranquilo neste domingo nos três municípios da Comarca (Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi), sem as grandes filas registradas no primeiro turno em 2 de outubro. Como o Paraná reelegeu o governador Ratinho Junior (PSD), o eleitor apenas votará para presidente. 

“Será um único voto contra cinco no primeiro turno, quando os eleitores também votaram para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e o presidente da República”, lembra.

O magistrado também espera uma votação sem incidentes. Segundo ele, o esquema de segurança nos locais de votação seguirá o mesmo modelo do primeiro turno, sob responsabilidade da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal. “Nós tivemos uma eleição bem pacífica (no primeiro turno) e esperamos que isso se mantenha. O eleitor vai poder votar novamente com tranquilidade no candidato de sua preferência”, assinala. 

Durante auditoria das urnas eletrônicas para o segundo turno, o juiz voltou a destacar a segurança do sistema eleitoral. “As urnas eletrônicas mostraram mais uma vez que são absolutamente seguras e que não há possibilidade de fraude. O eleitor pode votar com segurança e todas as auditorias realizadas mostraram isso”. 

A Comarca de Apucarana tem 103.575 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. São 94.621 em Apucarana, 6.156 em Cambira e 2.798 em Novo Itacolomi. Eles estão distribuídos em 306 seções. A Justiça Eleitoral preparou 339 urnas para o segundo turno, sendo 33 extras para uso em caso de eventuais problemas técnicos.