POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça Eleitoral garante segurança das urnas a serem utilizadas domingo

Fernando Klein

| Edição de 28 de setembro de 2022 | Atualizado em 28 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Justiça Eleitoral garante segurança das urnas a serem utilizadas domingo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Implantadas no Brasil em 1996, as urnas eletrônicas começaram a ser usadas em Apucarana e Arapongas dois anos depois nas eleições gerais de 1998. Quase 25 anos após a sua estreia nos dois maiores colégios eleitorais da região, o sistema chega para votação neste domingo envolto por críticas de alguns grupos políticos. Apesar dos ataques recentes, a Justiça Eleitoral garante que as urnas eletrônicas são seguras e confiáveis. 

Nas eleições de 2022, as comarcas de Apucarana e Arapongas prepararam 615 urnas eletrônicas para atender as 562 seções eleitorais. São 53 equipamentos extras para qualquer emergência. 

A chefe do Cartório Eleitoral de Arapongas, Mariângela de Souza Melo, ingressou justamente em 1998 na Justiça Eleitoral, quando as urnas eletrônicas estrearam. A Comarca, que atende também Sabáudia, conta com 256 seções e tem 276 urnas carregadas e lacradas para a votação neste domingo, com 20 unidades “reservas”. 

Em 2022, a Comarca passa a utilizar as urnas versão 2015. Até então, a Justiça Eleitoral local tinha à disposição a versão 2009. “Para o eleitor, as mudanças não são visíveis. É igual a urna anterior, mas com mais tecnologia embarcada. O processamento do sistema é muito mais rápido”, explica. 

Mariângela lembra que alguns municípios maiores do País receberam a versão 2020, que tem um layout diferente. “Todas as urnas eletrônicas, na verdade, recebem as mesmas atualizações. O que muda é a tecnologia e a capacidade de processamento de cada máquina”, revela. São 82.690 eleitores aptos a votar em Arapongas e 6.064 em Sabáudia. 

Na Comarca de Apucarana, que compreende também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, a Justiça Eleitoral preparou 339 urnas para 306 seções. São 33 equipamentos extras. São 94.621 eleitores aptos em Apucarana, 6.156 em Cambira e 2.798 em Novo Itacolomi. 

A Comarca já contava com a urna modelo 2015. Nesta votação, uma atualização incluída pelo TSE garantirá aos eleitores um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. A chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, afirma que o objetivo é estimular a conferência do voto antes da confirmação. “Havia reclamações de que não dava para conferir o voto antes de apertar o botão ‘Confirma’. Agora, os eleitores terão um segundo para isso. Parece pouco, mas faz muita diferença de acordo com as simulações que fizemos. A urna ficará piscando ‘confirme o voto’, o que ajudará os eleitores a confirmar a escolha e ter certeza que o voto está certo”, explica Andrea. 

Ela observa que esse tempo de um segundo valerá para cada um dos cinco candidatos que serão escolhidos na votação de domingo: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. 

Para os mesários, o sistema também prevê mudanças. Ele poderá saber qual a ordem de votação do eleitor em tempo real. Isso porque muitos eleitores nos pleitos passados estavam, por exemplo, tentando votar para presidente enquanto o sistema ainda pedia o voto para senador, por exemplo. Assim, o funcionário pode alertar o eleitor em caso de dúvidas ou reclamações em tempo real. Outra mudança é a forma de ligar a urna, feita em um botão e não em uma chave.


Sistema não é ligado à internet

Além dos acalorados debates entre os candidatos, um questionamento surge a cada eleição: a urna eletrônica é, de fato, segura? A chefe do Cartório Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milanin, afirma que sim. Segundo ela, o sistema passa por atualizações constantes para garantir a segurança, além de auditorias e testes públicos. 

“A urna não é ligada à internet e não tem como ser invadida, por exemplo”, assinala Andrea. Ela destaca as inúmeras ações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para demonstrar a transparência do sistema, que incluiu a realização de Encontros Regionais de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (Enconsegue). Nesses eventos, técnicos de informática do TRE-PR foram até as comarcas para apresentar as camadas de segurança das urnas. 

Andrea cita ainda a transmissão na íntegra do teste de Integridade das urnas eletrônicas no próximo domingo, anunciada pelo TRE-PR. Será a primeira vez que esse trabalho está disponível para qualquer pessoa interessada e poderá ser acompanhado ao vivo pelo YouTube. Serão cerca de 30 horas de gravação, inclusive durante a madrugada, sem interrupções.

A chefe do cartório de Apucarana afirma que os questionamentos às urnas começaram mais fortemente em 2018 e foram ampliados nessas eleições. No entanto, nenhum partido político enviou representantes para acompanhar a cerimônia de Carga e Lacração das Urnas, realizada na semana passada em Apucarana. Em Arapongas, apenas o PROS enviou um representante.