POLÍTICA

min de leitura - #

Justiça Eleitoral prevê apuração mais rápida

Da Redação

| Edição de 28 de outubro de 2022 | Atualizado em 28 de outubro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que o resultado final para a eleição presidencial em segundo turno, bem como nos 12 estados em que a eleição não foi definida em primeiro turno, seja divulgado até as 21h30 do domingo. 

No Paraná, que reelegeu Ratinho Junior (PSD) no primeiro turno , a Justiça Eleitoral projeta maior rapidez na apuração dos resultados. 

Em Apucarana, houve problemas na transmissão de dados feita das seções eleitorais no primeiro turno e, por isso, esse trabalho será realizado diretamente o Fórum Eleitoral. 

A chefe do cartório eleitoral, Andrea Silva Milanin, diz que a expectativa é que o processo seja rápido. “Como é apenas um cargo a ser escolhido, a votação e a apuração tendem a ser mais rápidas do que foi durante o primeiro turno. Após às 17 horas, após o encerramento de todas as urnas, já começam as transmissões. No entanto, é o TSE que faz a apuração e totalização dos votos e depois volta para a gente a totalização. Por isso, é difícil falar um horário exato”, explica. 

Com relação à transmissão de dados feita pelo Fórum Eleitoral, Andrea afirma que será realizado o mesmo esquema adotado no primeiro turno, quando as mídias foram levadas para o Fórum por conta da indisponibilidade de transmissão dos próprios locais. “Vai transmitir do Fórum Eleitoral, com exceção de Novo Itacolomi e Cambira. O primeiro turno acabou sendo rápido quando foi transmitido tudo daqui”, reforça.