POLÍTICA

min de leitura - #

Maurício Requião assume vaga no Tribunal de Contas

Da Redação

| Edição de 27 de outubro de 2022 | Atualizado em 27 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Maurício Requião assume vaga no Tribunal de Contas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, reassumiu nesta quinta-feira o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, cumprindo decisão do Superior Tribunal de Justiça, que considerou a abertura de vaga com a aposentadoria, na véspera, do conselheiro Artagão de Mattos Leão. A reintegração ao cargo, determinada pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Fabio Camargo, complementa ação que o colocou, no último dia 19, em disponibilidade.

Pela decisão do STJ, Maurício Requião ocupa a primeira vaga de conselheiro aberta na Corte reservada à Assembleia Legislativa. O conselheiro esteve afastado da função por 13 anos. Assumiu a vaga após ter seu nome aprovado pela Assembleia. Foi empossado no TCE-PR em 17 de julho de 2008, ocupando a vaga do conselheiro Henrique Naigeboren, e afastado em 2009. 

Maurício era secretário na gestão do irmão, Roberto Requião (ex-MDB e hoje PT)), quando foi indicado pela Assembleia para vaga no TCE em 2008, mas foi afastado um ano depois por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou a nomeação ilegal por nepotismo. A nomeação foi revogada em 2011. A vaga então passou a ser ocupada por Ivan Bonilha. (EDITORIA DE POLÍTICA)