POLÍTICA

min de leitura - #

MDB oficializa apoio a Ratinho Jr. e lança Orlando Pessuti ao Senado

Da Redação

| Edição de 26 de julho de 2022 | Atualizado em 26 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia MDB oficializa apoio a Ratinho Jr. 
e lança Orlando Pessuti ao Senado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em convenção realizada na noite desta segunda-feira, em Curitiba, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) definiu por ampla maioria de seus representantes municipais que apoiará o atual governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), em sua disputa à reeleição ao governo do Paraná. O evento também oficializou a chapa completa de candidatos a deputados federais e estaduais, e elegeu o ex-deputado estadual e ex-governador Orlando Pessuti como candidato ao Senado. 

Ratinho Junior, que esteve presente na convenção, agradeceu a confiança e o apoio do MDB paranaense, que é o partido com o maior número de filiados no Estado. Segundo o governador, a sua prioridade em um segundo mandato será continuar a realizar grandes obras, atrair investimentos privados e dar apoio social àqueles que mais precisam.

Para o presidente do MDB no Paraná, deputado estadual Anibelli Neto, a opção pela aliança entre os partidos, que já estavam coligados no último pleito estadual, é resultado da aprovação das políticas implementadas pela atual gestão. 

De acordo com o deputado federal Sérgio Souza, a escolha pela continuidade ao apoio do governador foi construída a partir da confiança das lideranças de todo o Paraná. “O MDB escolhe apoiar pessoas honestas, mas que também tenham competência, e o Ratinho Junior já demonstrou ter competência necessária para governar o nosso estado”, avaliou. 

Com o apoio do MDB, a aliança na disputa majoritária estadual já soma três partidos em prol da reeleição do governador Ratinho Junior. No último sábado, o Progressistas (PP) também já havia formalizado seu apoio a Ratinho Junior em sua convenção estadual, realizada em Londrina.

PESSUTI

A convenção estadual do MDB confirmou a candidatura do ex-deputado estadual e ex-governador Orlando Pessuti como candidato ao Senado pelo Paraná. Pela sua experiência como deputado estadual e ex-governador, Pessuti assinala que tem todas as condições possíveis para representar bem o Paraná no Congresso Nacional.

Nascido em Califórnia, quando a localidade ainda era um distrito de Apucarana, Pessuti tem 69 anos de idade. Ele possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo trabalhado por muitos anos como extensionista da antiga Emater, na região de Ivaiporã.

Na política, foi deputado estadual do Paraná de 1983 a 2002, por cinco mandatos. Além disso, foi vice-governador do Estado de 2003 a 2010, na gestão de Roberto Requião. De abril de 2010 a janeiro de 2011, foi governador do Paraná após a renúncia de Requião, que deixou o cargo para se candidatar ao Senado.

Pessuti também foi secretário da Agricultura do Paraná e diretor-presidente do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).