POLÍTICA

min de leitura - #

Morre primo e pivô de processos contra Richa

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O empresário Luiz Abi Antoun morreu nesta terça-feira em acidente de carro numa estrada em Rondonópolis, Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB). Antoun é primo do ex-governador Beto Richa (PSDB) e foi pivô de uma série de investigações do Ministério Público em processos judiciais contra o tucano.

Em 2018, ele chegou a ser preso pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná dentro da Operação Rádio Patrulha, que investigava irregularidades na compra de máquinas no programa “Patrulha do Campo” no governo Beto Richa.
Luiz Abi também era réu por corrupção passiva na operação Quadro Negro, que investigava denúncias de desvio de recursos para a construção e reforma de escolas estaduais. O ex-governador também é réu no mesmo processo. Richa sempre negou participação nas irregularidades.
Em 2018, o empresário fugiu para o Líbano, retornando somente no ano passado, depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, revogou a prisão preventiva decretada contra ele. O primo do ex-governador também era investigado nas operações Publicano e Integração.