Aos 65 anos de idade, morreu na madrugada de ontem, no Hospital da Providência de Apucarana, o ex-prefeito de Faxinal, José Carlos Alves Bastiani, mais conhecido por Zecão Bastiani. Ele vinha enfrentando problemas de diabetes alta e outras complicações de saúde, que acabaram se agravando nas últimas semanas.
Zecão Bastiani foi prefeito de Faxinal de 1983 a 1988, durante seis anos, tendo como vice o empresário Carlos Augusto Pinto. Bastiani era advogado e exercia a profissão na sua própria cidade.
O velório acontece na Câmara de Vereadores e o sepultamento está previsto para este sábado, às 9 horas, no Cemitério de Faxinal.
Zecão era uma pessoa muito bem relacionada em Faxinal, com seu jeito sempre alegre de conversar com as pessoas. Como prefeito, ele deixou muitas obras no município, com destaque para o atual terminal rodoviário, construído na sua gestão.
Quando assumiu o cargo em 1983, Zecão recebeu a Prefeitura do ex-prefeito, o também advogado Moacir Sega, hoje com 81 anos de idade. Sega ocupou o cargo de 1977 a 1982.
“A morte do Zecão Bastiani representa uma perda muito grande para a comunidade de Faxinal”, disse ontem Moacir Sega, que já foi prefeito, vice-prefeito e vereador por quatro mandatos. “Depois que eu deixei a Prefeitura já morreram dois ex-prefeitos, o Juarez Barreto de Macedo e agora o Zecão”, relata.
O prefeito atual Adilson Silva Lino (PDT) decretou luto oficial no município por três dias. Segundo ele, o luto é em respeito a uma grande e importante liderança política de Faxinal, que deu sua contribuição para o desenvolvimento do município como homem público. (Edison Costa).