POLÍTICA

min de leitura - #

Na largada, Lula tem 44% e Bolsonaro 32%, segundo Ipec

Estadão Conteúdo

| Edição de 16 de agosto de 2022 | Atualizado em 16 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Na largada, Lula tem 44% e Bolsonaro 32%, segundo Ipec

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 44 % das intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32 %. Os números são da primeira pesquisa eleitoral feita neste ano pelo Ipec (ex-Ibope). Obtidos depois que o Auxílio Brasil passou a ser de R$ 600, os dados do Ipec mostram que a principal aposta de Bolsonaro para abalar o favoritismo do petista, retratado na quase totalidade das pesquisas de outros institutos, não surtiu ainda o efeito desejado.

Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes (PDT) tem 6 % e Simone Tebet (MDB), 2 %. Só Vera Lúcia (PSTU) atingiu mais de 1% entre os demais candidatos. Com isso, Lula tem mais votos do que a soma de intenções de voto dos demais candidatos, o que poderia garantir uma vitória no primeiro turno.

Na última pesquisa do Ipec, em dezembro de 2021, Lula aparecia com 48% dos votos e Bolsonaro com 21%. A pré-campanha ainda registrava com as pré-candidaturas de Sérgio Moro, então no Podemos, e João Doria (PSDB). Por isso, não é possível comparar o levantamento atual com o anterior.

Nos cenários agora de segundo turno, o petista venceria Bolsonaro (51% ante 35%). Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto e entrevistou 2 mil eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03980/2022. A pesquisa tem 2 pontos de margem de erro para mais ou para menos. (ESTADÃO CONTEÚDO)