O novo prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (PDT), o Junior da Femac, acaba de completar três meses no cargo, primeiro como prefeito em exercício e na sequência como efetivo após a saída definitiva do titular Carlos Alberto Gebrim Preto (PSD), o Beto Preto, que agora é secretário da Saúde do Paraná no governo de Ratinho Junior (PSD). Junior da Femac vinha comandando a administração municipal desde início de janeiro e no dia 22 de fevereiro houve a transmissão oficial do cargo em solenidade na Câmara de Vereadores.
Para Junior da Femac, Apucarana vive hoje um bom momento político em nível de Paraná, com a efetivação de Beto Preto como secretário estadual da Saúde, com a eleição dos deputados estaduais Arilson Chiorato (PT) e Delegado Jacovós (PR), além da eleição do próprio Ratinho Junior, que tem suas raízes em Apucarana e no Vale do Ivaí. No seu entender, tudo isso é bom para Apucarana, que colhe os frutos da união de toda a cidade em torno do seu desenvolvimento. A gestão Beto Preto, segundo ele, terá continuidade no seu mandato. Confira:
TRIBUNA DO NORTE - Como você avalia a atual conjuntura política de Apucarana a partir da sua posse como prefeito?
JUNIOR DA FEMAC - É uma alegria enorme a gente estar vivendo este momento. Ninguém imaginava lá em 2012 que hoje estaríamos vivendo um período tão positivo como hoje. Eu me lembro que ainda em 2011, quando eu e o Beto Preto começamos a conversar, nem o mais otimista poderia imaginar este grande momento que estamos vivendo hoje em 2019.
Este momento é fruto de um trabalho bem feito da gestão Beto Preto. Este trabalho administrativo, de zeladoria da cidade, de respeito pelas pessoas gerou uma união da cidade. Hoje nós temos em Apucarana uma união das lideranças de todo o município, das lideranças religiosas, das lideranças do Poder Judiciário, das lideranças do mundo do comércio, do mundo da indústria, do mundo da agricultura e do mundo educacional. Todas essas lideranças estão unidas e coesas em torno de um pensamento de desenvolvimento da cidade.
TN – De onde vem esta união da cidade que a administração municipal considera estar existindo?
JUNIOR DA FEMAC - Isto só foi possível através do trabalho transparente, honesto, correto e firme do dr. Beto Preto e de toda nossa equipe, de cada um dos secretários e eu participando como vice-prefeito. Tudo isso fez com que a gente mostrasse que Apucarana é viável, tem condições de crescer. Esta união vem das diversas ações que tomamos e que foram incluindo as pessoas na cidade. Isto tudo, este trabalho possibilitou esta luz que Apucarana recebeu.
TN – Que resultados positivos esta união já proporcionou ou já estaria proporcionando para Apucarana?
JUNIOR DA FEMAC - Esta união da cidade já gerou, por exemplo, esses dois deputados estaduais, tanto o Arilson quanto o dr. Jacovós. Esta união possibilitou que aparecesse no Paraná o trabalho deste jovem político, profissional da saúde que é o dr. Beto Preto. Esta união possibilitou que este trabalho aparecesse e fosse captado por outro jovem também da região que é o governador Ratinho Junior, que levou o dr. Beto Preto para cuidar da saúde do Estado.
Então, nada resiste a um trabalho feito com amor, com planejamento, com técnica. É este o momento que Apucarana passa.
Neste momento nós temos o secretário estadual da Saúde, que é uma das pastas mais importantes do Estado e de um Estado que é um dos mais importantes da federação. É o Estado que dita modelo, que é observado por toda a mídia nacional.
Dentro deste contexto, temos dois guardiões de Apucarana dentro da Assembleia Legislativa, cada um com sua característica, cada um com seu jeito de trabalho, cada um com sua área específica. Com esses dois guardiões da cidade, hoje o nome Apucarana é falado em toda sessão da Assembleia Legislativa.
E temos aqui o grupo político formado pelo dr. Beto Preto no comando da Prefeitura.
TN – Com sua posse como prefeito, pode se dizer que também começou uma nova administração?
JUNIOR DA FEMAC – Nosso grupo político segue um conceito próprio, que é o conceito do vamos em frente. O que está atrás deste conceito é que Apucarana tem que caminhar para frente. Foi deixada uma dívida, foi. Nós vamos pagar esta dívida. É pesada, mas ela não vai nos paralisar de forma alguma, nós temos que caminhar para frente.
Foi deixada uma falta de planejamento de algumas ruas da cidade, de ruas estreitas, isto não vai nos paralisar, vamos em frente.
E há tantos outros conceitos que o Beto Preto nos colocou e estamos seguindo. É uma sequência da gestão Beto Preto. Eu tenho certeza de que a população de Apucarana vai ficar muito orgulhosa do trabalho que a gente vai fazer, seguindo este planejamento que já vinha.
É claro que existe alguma diferença entre um e outro. Eu sou engenheiro civil, o Beto Preto é médico, então cada um tem seu jeito de tocar a coisa, mas a gestão é a mesma. A pegada é a mesma.
TN - Como você avalia sua gestão até agora nesses três meses como prefeito em exercício e agora efetivo?
JUNIOR DA FEMAC - Esses três meses foram da continuidade como serão todos esses meses que virão pela frente. Este está sendo um período de me apresentar para a população de Apucarana, porque muitos já me conhecem, mas muitos também não me conhecem. Vamos colocar o nosso jeito de trabalho para a nossa equipe e daí tirar do papel várias obras que estão dentro do nosso planejamento e que vamos dar continuidade Este foi o primeiro momento da nossa gestão. Obras como a do Parque Biguaçu, que é uma obra grande, importante, obras como pequenas intervenções no trânsito, como ilhas de segurança, sinaleiros que vamos colocar. Vamos continuar as obras grandes como o Fariz Gebrim, como o CIE, como a escola do Interlagos, enfim, são 110 obras, muitas delas para inaugurar. Nós devemos ter umas 20 ou 30 obras para inaugurar e eu já estou começando inaugurar agora. Temos umas 60 ou 70 obras em fase de projeto ou licitação e algumas que fazem parte do nosso planejamento e que nós ainda vamos fazer o projeto de licitação. Então é uma alegria muito grande dar continuidade à gestão Beto Preto com o nosso jeito de tocar.
TN – O que a população pode esperar do seu mandato?
JUNIOR DA FEMAC - Eu estou trabalhando. Eu costumo dizer que fiz seis anos de estágio com um dos melhores prefeitos do Paraná, que é o dr. Beto Preto, uma pessoa incrível, com um espírito público inquestionável, que administra com transparência e honestidade. Uma pessoa que de fato ama Apucarana como poucos. Eu aprendi isso com ele e trago o que aprendi com a minha família, com meu pai, minha mãe, que é honestidade, trabalho, caráter, sinceridade e alegria de fazer as coisas. E trago a experiência profissional que eu tenho. São 25 anos de profissão de engenharia. Então eu sei que tudo depende de planejamento, tudo tem um começo, meio e fim. Todo mundo precisa ficar sabendo o que vai acontecer. Isso tudo eu trago para esses meses.