POLÍTICA

min de leitura - #

Paraná terá nove candidatos ao governo no pleito de outubro

Edison Costa

| Edição de 08 de agosto de 2022 | Atualizado em 08 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Paraná terá nove candidatos ao governo no pleito de outubro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Encerrou-se na última sexta-feira o prazo legal para realização das convenções partidárias visando o lançamento de candidatos a presidente da República, ao Senado Federal, aos governos estaduais, a deputados federais e estaduais, além de distritais nas eleições de 2 de outubro deste ano.

No Paraná foram confirmados nove candidatos ao governo do Estado e onze para o Senado Federal (ver box). 

Os partidos têm até o dia 15 para encaminhamento do registro de suas chapas junto à Justiça Eleitoral. A partir do dia 16 está liberada a campanha eleitoral pela internet e pessoalmente junto ao eleitorado. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão tem início no dia 26 de agosto.

CONCORRENTES

O atual governador Ratinho Junior (PSD) busca a sua reeleição ao Palácio Iguaçu repetindo a mesma composição de 2018, tendo como vice Darci Piana (PSD). Filho do apresentador de televisão Carlos Massa “Ratinho”, ele começou a carreira política em 2002, se elegendo deputado estadual. Em 2006, se elegeu deputado federal e foi reeleito em 2010. Em 2012, disputou a Prefeitura de Curitiba, não conseguindo seu intento.

Em 2014, voltou a ser eleito deputado estadual. Entre 2013 e 2017, foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano do governo Beto Richa, sendo eleito governador no ano seguinte.

Ex-governador por três mandatos, Roberto Requião disputa o cargo pela sexta vez. Foi prefeito de Curitiba entre 1986 e 1989, sendo eleito para o governo do Estado no ano seguinte pela primeira vez. Ao deixar o governo, foi eleito senador pela primeira vez em 1992.

Em 1998, perdeu a eleição para o governo para Jaime Lerner e em 2014, para Beto Richa. Em 2018, não conseguiu se reeleger para o Senado.

O ex-deputado federal Ricardo Gomyde vai concorrer ao governo pelo PDT. Ele também é ex-presidente da Paraná Esporte.

Adriano Teixeira (PCO) é de Paranavaí e disputa o governo do Estado pela primeira vez. Mas já foi candidato a vereador em 2020, sem conseguir sua eleição.

Formada em História, Ângela Machado (PSL) é professora da rede estadual de ensino. Ela ficou conhecida publicamente após aparecer em fotografia durante confronto entre policiais, professores e outros servidores públicos durante manifestação no Centro Cívico, em 29 de abril de 2015, durante o governo de Beto Richa.

Joni Correia (DC) é formado em Direito, Propaganda e Publicidade. Foi secretário do Trabalho e Emprego de Curitiba e secretário de Governo de Foz do Iguaçu.

Quem também está na disputa pelo governo do Estado é o Professor Ivan (PSTU), docente da rede estadual de ensino. Ele já tentou o governo na eleição de 2018.

Solange Bueno (PMN) é professora de música em Curitiba e nunca concorreu a um cargo público. 

Já Viviane Mota (PCB) é formada em Ciências Sociais, foi professora da rede pública estadual e disputa o governo pela primeira vez.


Onze nomes estão na disputa pela única vaga no Senado

Com o fim das convenções partidárias, onze nomes estão na disputa pela única vaga existente ao Senado Federal.  O atual senador Alvaro Dias (Podemos), que está no seu último ano de mandato, tenta se manter no cargo.

Também estão na corrida o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (União Brasil), o ex-governador Orlando Pessuti (MDB), o deputado federal Paulo Eduardo Martins (PL); Aline Sleutjes (PROS), Carlos Eduardo Sabóia Gomes (PMN), Eneida Desirre Salgado (PDT), Laerson Matias (PSOL), Roberto França (PCO), Rosane Ferreira (PV) e o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), que ainda briga na Justiça para manter sua candidatura oficializada na convenção e que posteriormente foi retirada pelo partido, que decidiu apoiar Alvaro Dias.

O deputado estadual Guto Silva (Progressistas), que também era candidato, desistiu para coordenar a campanha à reeleição de Ratinho Junior.