POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Arapongas pede votos a Bolsonaro

Da Redação

| Edição de 06 de outubro de 2022 | Atualizado em 06 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeito de Arapongas pede votos a Bolsonaro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), gravou ontem um vídeo pelas redes sociais em que agradece aos eleitores do município por terem dado uma votação expressiva à reeleição do governador Ratinho Junior (PSD), com 82%. A mesmo tempo, pede para que, neste segundo turno das eleições presidenciais, votem em Bolsonaro. “Eu nunca vi um presidente apanhar tanto da mídia como ele está apanhando, assim como ele apanhou no seu mandato inteiro”, afirma, justificando por que decidiu apoiar o presidente. Para o prefeito, Bolsonaro é o melhor para o Brasil e para Arapongas, porque o presidente sempre deu um acompanhamento aos municípios do Paraná. Onofre quer que sua cidade dê a Bolsonaro o mesmo percentual de votos dado a Ratinho Jr. 

PT pode ampliar bancada

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato, esteve em Apucarana e no Vale do Ivaí nesta quinta-feira, agradecendo a votação que garantiu a reeleição com mais que o dobro dos votos obtidos na primeira eleição. Chiorato fez 76.787 votos. Ele comemora o aumento da representatividade do partido, que elegeu sete deputados estaduais e seis federais no Paraná. Segundo ele, o partido também está de olho nas brigas judiciais de candidatos de outros partidos. Se um deles perder na justiça, o PT pode se beneficiar, indiretamente, conquistando a oitava cadeira na Assembleia Legislativa pelas novas regras de distribuição de sobras, já que o PT tem maior sobra eleitoral entre as bancadas eleitas.

Polêmica em São João

Uma mensagem de áudio gravada pelo ex-vereador Nelson Rosa Junior, o Junão, de São João do Ivaí, num grupo de WhatSapp, causou grande polêmica na cidade. Segundo o Canal HP, na mensagem ele estaria sugerindo que apoiadores de Bolsonaro deveriam parar de fazer carreatas e pagar “diárias” para que eleitores menos favorecidos não votem em Lula neste segundo turno. Muitos se sentiram ofendidos, principalmente petistas, que consideram que houve uma sugestão para compra de votos. Arrependido com a repercussão de sua fala, Junão procurou membros do PT local para fazer uma retratação. Em conversa com o advogado Alikan Zanotti, ele explicou sua versão, pediu desculpas aos ofendidos e disse que falou algo em “momento de bobeira”.

“Guerra espiritual”

A primeira-dama Michelle voltou a se referir à eleição como uma “guerra espiritual” e pediu perdão nesta quinta-feira pelos palavrões ditos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante um ato de campanha no Palácio da Alvorada, Michelle afirmou ter saído de sua zona de conforto ao entrar na campanha e disse preferir ser “ajudadora” do marido. Ontem, deputadas e senadoras bolsonaristas montaram um “comitê de mulheres” a favor de Bolsonaro, que enfrenta alta rejeição no eleitorado feminino. Michele é tida pela campanha como um trunfo para atrair o eleitorado feminino.

Outubro Rosa

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), está mobilizando todo seu secretariado no “Outubro Rosa” deste ano. O lançamento oficial está previsto para segunda-feira, a partir das 18 horas, no Cine Teatro Fênix. “Estamos preocupados com a queda do número de mulheres que fazem os exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero”, argumenta Junior. A campanha deste ano, envolvendo principalmente as secretarias da Mulher e Família e da Saúde, será bastante abrangente, com mobilização de mulheres em empresas do comércio e indústria, nas escolas municipais e estaduais e participantes de todos os programas mantidos pela prefeitura.