POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito e vice visitam bispo Dom Carlos

Da Redação

| Edição de 10 de janeiro de 2023 | Atualizado em 10 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeito e vice visitam bispo Dom Carlos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (PSD), acompanhado do seu vice, Paulo Vital (PSD), fez nesta segunda-feira uma visita ao Bispo Diocesano de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira. Em encontro na Mitra Diocesana, Junior da Femac e Paulo Vital trataram especialmente sobre a Romaria de Nossa Senhora de Lourdes, programada para o dia 5 de fevereiro. A prefeitura já colocou à disposição sua equipe de agentes de trânsito, bem como o efetivo da Guarda Civil Municipal e ainda ambulância, médico e enfermeiro para acompanhar toda a romaria. “Trata-se de um evento que terá a participação de milhares de fiéis vindos de trinta cidades da diocese e que irá exigir ordenamento do trânsito, bem como bloqueio de diversas vias centrais”, lembrou o prefeito. Junior e Vital também conversaram sobre alguns temas, tais como a restauração da pintura externa da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Também participou do encontro o padre Anderson Bento.

Compras e contratações A Câmara Municipal de Apucarana se prepara para atualizar seus processos de compras e contratações públicas, de forma a se adequar às exigências da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, como é chamada a Lei Federal 14.133/2021. Um dos primeiros atos do atual presidente da Câmara, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), foi criar a Comissão de Regulamentação e de Implementação da Nova Lei de Licitações, para o Legislativo local. O presidente designou três advogados para a comissão: o atual procurador geral da Câmara, Danylo Acioli, o controlador geral, Fábio Yoshida e o presidente da comissão de licitação do Legislativo, Anivaldo Rodrigues da Silva Filho.Estragos na CâmaraO levantamento final dos danos causados pelos invasores do prédio principal da Câmara dos Deputados está avançado, mas só será concluído quando a perícia policial e a limpeza forem finalizadas. Nesta segunda-feira, segundo a assessoria da Casa, priorizou-se o trabalho para garantir a realização das sessões plenárias. O Plenário Ulysses Guimarães já está limpo e preparado para receber os parlamentares desde ontem à noite. O maior dano verificado até agora no espaço físico foi a quebra das vidraças frontais e laterais, muitas delas localizadas nos salões Verde e Negro. Há também trechos de carpete no Salão Verde furados, queimados ou danificados pela água. Estragos não foram maiores devido à ação da Polícia Legislativa.Sede arrombadaA sede do Diretório Municipal do PT, localizada na região central de Curitiba, sofreu uma tentativa de arrombamento na madrugada desta segunda-feira, segundo o partido. O presidente municipal da legenda, ex-deputado e vereador Angelo Vanhoni, esteve no 1º Distrito Policial da Capital para registrar o Boletim de Ocorrência e dar início às investigações do ataque. De acordo com o depoimento prestado, aparentemente, o portão de acesso principal foi forçado por um veículo. Todavia, como os criminosos não conseguiram abrir o portão completamente, não foi possível acessar as dependênciasInternado ou não?O hospital Florida AdventHealth Celebration, nos Estados Unidos, negou que o ex-presidente Jair Bolsonaro esteja internado no local, conforme anunciado anteriormente pela imprensa brasileira. O setor de internação hospital afirmou que não há nenhum paciente com o nome do ex-presidente brasileiro. Mais cedo, a ex-primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, pediu orações ao ex-presidente em publicação no Instagram. Bolsonaro ainda sente sequelas da facada que levou na campanha eleitoral de 2018. O atendimento ao ex-presidente, que estaria com dores abdominais, citado por Michelle, ocorreu um dia depois da invasão de seus apoiadores ao Congresso Nacional, ao Palácio do Planalto e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

VAPT-VUPT

PENTE FINO Conforme já foi anunciado, o IBGE, com apoio da Prefeitura, está desenvolvendo uma operação pente fino neste mês de janeiro, em Arapongas, visando cadastrar todos os moradores locais no Censo 2022.

QUEDA DO FPM Prefeituras recebem nesta terça-feira (10) a primeira parcela de 2023 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com queda prevista de 4,2%. Essa é a segunda queda consecutiva após uma sequência de 29 altas.

DEVOLUÇÃO Sem muita divulgação, a Câmara de Cambira devolveu R$ 629 mil aos cofres públicos, no final do ano. O então presidente Cléber Torres (Cidadania) disse que o recurso é fruto da transparência e da eficiência no trato do dinheiro público.

POSSES Nos próximos dias acontecem reuniões de posse das novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Datas estão sendo agendadas.