Um grupo de professores da rede municipal de ensino de Califórnia realizou na última segunda-feira um ato na prefeitura para cobrar o reenquadramento da tabela salarial da categoria com base no reajuste do piso nacional da educação básica. Acompanhados de dirigentes da APP-Sindicato, educadores foram recebidos pelo prefeito Paulo Wilson Mendes (União Brasil) e cobraram o repasse integral do aumento para todos os níveis profissionais.
O professor Tiago Nogueira, da APP-Sindicato de Apucarana, afirma que a rede municipal de Califórnia tem 108 professores. Todos atualmente recebem o piso no valor de R$ 3.845,63 após mobilização da entidade sindical. No entanto, o município não repassou integralmente para todos os profissionais a correção salarial de 33,24% determinada em portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em fevereiro deste ano.
O prefeito Paulo Wilson Mendes (União Brasil) afirma que não tem condições financeiras de repassar o reajuste integralmente “O momento é de crise nas prefeituras e o repasse de recursos da educação não é suficiente para pagar o reajuste para todos”, afirma. (FERNANDO KLEIN)