POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. reúne prefeitos em apoio a Bolsonaro

Da Redação

| Edição de 18 de outubro de 2022 | Atualizado em 18 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. reúne prefeitos em apoio a Bolsonaro

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou ontem um encontro de prefeitos em apoio à candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), a ser realizado nesta quinta-feira (20), em Curitiba. Ratinho Jr reafirmou a intenção de aumentar a votação de Bolsonaro no segundo turno no Paraná. No primeiro turno, o presidente teve 55,26% dos votos no Estado, contra 35,99% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o governador, mais de 300 prefeitos vão estar participando desse grande evento nessa reta final de campanha de apoio ao presidente Bolsonaro. “O Paraná, que já deu uma grande votação para o presidente no primeiro turno, vai ampliar ainda mais essa votação com a ajuda de todos”, disse Ratinho Jr. em vídeo postado nas redes sociais.

Petistas em Ivaiporã 

A Coordenação de Mobilização da Campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) promoveu em Ivaiporã, no último sábado, a denominada “Plenária Vale do Ivaí com o presidente Lula e vice-presidente Alckmin”, em evento realizado no salão da empresa Andrade e Bitencourt. Com a presença dos deputados estaduais reeleitos Arilson Chiorato e Professor Lemos, a plenária reuniu lideranças sindicais e políticas, representantes de assentamentos, entre eles, do Assentamento 8 de Abril de Jardim Alegre. O objetivo foi definir estratégias de campanha visando fortalecer no Vale do Ivaí a candidatura do ex-presidente Lula. Uma das orientações é para que a campanha “seja limpa, clara e contra a mentira”.

Assédio eleitoral

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, vai se reunir nesta terça-feira com representantes do Ministério Público Eleitoral e do Ministério Público do Trabalho para alinhavar um combate mais efetivo ao que considera crime de assédio eleitoral. De acordo com Moraes, “o assédio eleitoral é uma prática criminosa de empregadores que coagem, ameaçam e prometem benefícios para que seus funcionários votem ou deixem de votar em determinadas pessoas”. Nas últimas semanas, denúncias sobre práticas desta natureza têm surgido em vários pontos do País, inclusive na região, como resultado de um clima eleitoral que esquentou de vez neste segundo turno das eleições presidenciais.

Emendas ao orçamento

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), avisou a todos os vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira que a partir de hoje (dia 18) fica aberto um prazo de dez dias para apresentação de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária do Município. A proposta orçamentária já está disponível no Legislativo. Ao comentar sobre o projeto, o vereador Moisés Tavares (Cidadania) colocou seu gabinete à disposição de todos da comunidade que queiram apresentar sugestões de emendas. Ele assinalou que é importante também que a população saiba onde será aplicado os cerca de R$ 481 milhões de recursos previstos no orçamento e quais áreas receberão mais investimentos. 

Prefeito comemora vacinação 

O prefeito Junior da Femac (PSD) comemorou ontem o avanço das crianças imunizadas contra a poliomielite em Apucarana. “O prazo de vacinação havia acabado, mas seguindo recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, estamos prorrogando e fazendo busca ativa de crianças não vacinadas”, comentou o prefeito, assinalando que a meta é imunizar 95% das crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos. Segundo ele, com a mobilização do último fim de semana, Apucarana já alcançou 80% da meta, vacinando até agora 5.562 crianças, que estão protegidas contra a paralisia infantil. “Com as nossas equipes da Autarquia Municipal de Saúde a busca ativa vai continuar, até atingirmos a meta”, anuncia Junior da Femac.

VAPT-VUPT

DEBATE Depois da Band, o segundo debate entre os dois candidatos à Presidência, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acontece nesta sexta-feira (21), às 21h30, no SBT, promovido por um pool de veículos de imprensa.

PESQUISAS A Câmara Federal analisa nesta terça-feira requerimento de urgência que pede votação do projeto de lei do deputado paranaense Rubens Bueno (Cidadania), que amplia multa aos institutos de pesquisas que estariam fraudando resultados.

HOMENAGEM O Congresso Nacional promove hoje, às 15h30, sessão de homenagem ao ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), com entrega da Ordem do Congresso Nacional por sua atuação no período que ocupou a presidência do Supremo.

GRECA O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), transferiu o cargo ontem para o vice Eduardo Pimentel, que ficará no cago até dia 22 de outubro. Greca vai participar da Cúpula Mundial de Prefeitos C40, que acontece em Buenos Aires, na Argentina, de 17 a 21 de outubro.