POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Junior nomeia novo secretário de Estado da Saúde

Da Redação

| Edição de 31 de janeiro de 2023 | Atualizado em 31 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Ratinho Junior nomeia novo secretário de Estado da Saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Omédico César Neves assumiu nesta terça-feira o cargo de secretário de Estado da Saúde. Ele era diretor-executivo da Pasta e chegou a ser secretário em 2022. Ele substitui Beto Preto (PSD), que nesta quarta-feira assumirá mandato como deputado federal, em Brasília. O decreto de nomeação foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).

“Vamos dar continuidade ao trabalho, seguindo as diretrizes do governador Ratinho Junior, buscando a regionalização e descentralização dos serviços do Sistema Único de Saúde no Paraná”, disse Neves. Médico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Neves também já atuou como chefe de gabinete da Sesa.

Beto Preto, que também é médico, destacou o trabalho realizado ao longo da primeira gestão. Entre 2019 e 2022 os investimentos em Atenção Primária alcançaram cerca de R$ 2 bilhões, recursos usados para estrutura de UBS (Unidades Básicas de Saúde), obras e equipamentos.

“Enfrentamos o maior desafio da história recente com a pandemia e conseguimos alcançar êxito trabalhando com parcerias. Assim terminamos a construção de três hospitais regionais e levamos UTIs (Unidades de Terapias Intensivas) para municípios que nunca tiveram. Em paralelo, implementamos o Samu em 100% do Paraná, fizemos a maior aquisição de veículos para a Estratégia Saúde da Família da história e reservamos recursos para construir 11 Ambulatórios Médicos de Especialidades. São grandes projetos para o futuro do Estado”, afirmou Beto Preto ao deixar a Pasta da Saúde.

AMBULÂNCIAS

Antes de deixar oficialmente a Secretaria de Estado da Saúde, Beto Preto encaminhou em Brasília, nesta segunda-feira, algumas demandas do Paraná junto ao Governo Federal. Ele estava acompanhado do seu sucessor na secretaria, César Neves.

Beto Preto pediu ao Ministério da Saúde, por exemplo, prioridade nas habilitações de novas ambulâncias para o Estado.

Os veículos estão em fase de aquisição pelo Governo Federal e devem entrar como demandas essenciais do Paraná na Coordenação Nacional de Urgência e Emergência do MS.

A Sesa já adquiriu, com recursos próprios, mais de 800 ambulâncias, entre suporte básico avançado e transporte sanitário, e entregou para os municípios nos últimos quatro anos.

“Aguardamos a habilitação pelo Ministério e o envio destas novas ambulâncias que ainda estão pendentes. Até que os trâmites administrativos sejam superados e com um lote que está sendo adquirido, pedimos prioridade ao Paraná”, afirmou Beto Preto.

Após a reunião, o secretário solicitou que as equipes técnicas da Sesa preparem um relatório e um estudo aprofundado regional de Urgência e Emergência que também possam auxiliar nos trâmites com o Governo Federal.