POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho tem 46%, contra 24% de Requião, aponta pesquisa Ipec

Edison Costa

| Edição de 23 de agosto de 2022 | Atualizado em 23 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho tem 46%, contra 24% 
de Requião, aponta pesquisa Ipec

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pesquisa realizada pelo instituto Ipec (ex-ibope), divulgada nesta terça-feira, aponta que o governador Ratinho Júnior (PSD) lidera as intenções de voto para o governo do Estado, com 46%, contra 24% do ex-governador Roberto Requião (PT).

A Professora Angela (PSOL), aparece com 2%; Professor Ivan (PSTU), 2%. Gomyde (PDT), 1%; Adriano Teixeira (PCO); 1% Joni Correia (DC), 1%; Solange Ferreira Bueno (PMN), 1%; e Vivi Motta (PCB), 0% 

Brancos e nulos somam 12%, enquanto não sabe/não respondeu, 11%

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado o nome dos candidatos, Ratinho Jr aparece também em primeiro, com 26% e Requião tem 7%. Os demais candidatos não pontuaram. Outros 60% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Brancos e nulos ficaram em 6%.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi encomendada pela RPC TV e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐05619_2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR‐07859_2022.

SENADO

O Ipec também ouviu os eleitores sobre a corrida dos candidatos paranaenses ao Senado Federal. Alvaro Dias (Podemos), que busca a reeleição, lidera as intenções de voto com 35%, contra 24% do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). O deputado federal Paulo Martins (PL) aparece em terceiro, com 4%. Em seguida, vêm a deputada federal Aline Sleutjes (PROS), o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) e a ex-deputada federal Rosane Ferreira (PV), com 2% cada. Desiree (PDT), Dr. Sabóia (PMN) e Roberto França (PCO) têm 1% cada, enquanto Laerson Matias (PSOL) não pontuou. Brancos e mnulos somam 11%; não sabe ou não respondeu, 17%. 

AVALIAÇÃO

O levantamento realizado pelo Ipec também ouviu a opinião dos eleitores sobre o governo de Ratinho Junior. O resultado mostra que 12% dos entrevistados avaliam como ótima a administração.

Outros 8% avaliaram como péssima, 40% avaliam como boa e 32% avaliaram como regular.