O escritório regional de Ivaiporã da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) reuniu ontem, no salão de eventos da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Ivaiporã (Acisi), primeiras-damas e gestores de assistência social da região que irão assumir as secretarias municipais a partir de 2017. Elas assistiram a uma palestra do psicólogo da SEDS, Marcos Vinícius Teixeira Pain, sobre o desafio que terão no trato com o ser humano nas suas atividades à frente da gestão municipal.
Segundo o diretor regional, José Narciso de Melo, o Zé Balão, o encontro teve como foco prepará-las para a gestão das secretarias municipais com vistas à melhoria das condições de vida da população. “Hoje elas tomaram conhecimento de como receberão as secretarias municipais e os programas sociais junto ao Governo do Estado e Federal. Também mostramos para elas a importância da formação de equipes qualificadas para trabalharem na área”, ressalta Zé Balão.
Ele explica ainda que as secretarias municipais recebem repasses, mas as prefeituras precisam elaborar seus próprios projetos e não deixar de aplicá-los. “Às vezes a prefeituras não tem o pessoal qualificado. Os recursos vêm e ficam parados e, caso isso aconteça, o município fica impedido de receber novos repasses”.
Ainda segundo o secretário, a reunião serviu para as primeiras-damas se conhecerem melhor e trocar experiências “Elas também puderam apresentar sugestões que poderão agregar na melhoria das secretarias de assistência social dos municípios”, completa Zé Balão.