A Câmara Municipal de Ivaiporã concedeu, em sessão solene realizada nesta semana, o Título de Cidadão Honorário ao secretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Jayme Ayres da Silva. A homenagem foi proposta pelo vereador Eder Bueno (PP) e aprovada por unanimidade. Durante a cerimônia, amigos e admiradores do homenageado lotaram o plenário.
Eder Bueno justifica a homenagem em razão dos serviços prestados à cidade. “Esta é uma noite especial, porque estamos homenageando alguém que fez grande diferença em nosso município, trazendo benefícios a muitos. Prova disso é o programa municipal Cultivando Água Limpa, que já recuperou mais de 100 nascentes do Rio Pindauva. Desde que foi implantada, a vazão do rio aumentou em mais de 10 milhões litros/dia”, destacou.
Foi o 15º Título de Cidadão Honorário entregue pelos vereadores nos 55 anos de história de Ivaiporã. “Isso me deixa muito feliz, porque é um reconhecimento da sociedade de todo o trabalho feito na área de meio ambiente. Dedico também está homenagem à minha família, à equipe de trabalho e ao prefeito Carlos Gil, que deu toda a estrutura para que as ações de meio ambiente fossem bem realizadas”, comentou Jayme Ayres.
O prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB), que também participou da solenidade, destacou o trabalho do homenageado. “O Jayme é uma pessoa técnica e também muito profissional. Ele sabe executar o trabalho que propõe. Realmente ele merece essa honraria”, completou Carlos Gil. No ano passado, o programa municipal Água Limpa ganhou o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR).
O Cultivando Água Limpa é executado em um trecho de 15 quilômetros, da nascente do manancial do Rio Pindauva, no distrito de Alto Porã, até a captação de água da Sanepar. Os proprietários rurais que aderem ao programa têm compensação financeira que pode chegar a R$1,5 mil por ano.