O deputado federal paranaense Sérgio Souza (foto), do MDB, passou a ser cotado nos últimos dias para assumir o Ministério da Agricultura no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme revela coluna do jornal Estadão. Em meio a tratativas de Lula com os partidos aliados, a expectativa agora é que a vaga seja ocupada por um emedebista. Foi cogitado que o posto fosse oferecido a Simone Tebet (MDB-MS), mas ela sinalizou não ter interesse, além de enfrentar resistência no setor. Sergio Souza está no final do mandato como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e agrada a bancada ruralista. Vale lembrar que, antes de se eleger deputado pela primeira vez, Sérgio Souza foi senador de 2011 a 2014 ocupando a vaga como suplente de Gleisi Hoffmann (PT), que assumiu a chefia da Casa Civil no governo Lula.
Diplomação no Estado
A cerimônia de diplomação dos eleitos no Paraná acontece nesta segunda-feira, a partir das 16h30, no Teatro Positivo, em Curitiba. Com o ato, candidatas e candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. Serão diplomados governador, vice, senador, deputados estaduais e federais e suplentes. A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha das eleitas e dos eleitos pela maioria dos paranaenses nas urnas. Durante o evento, que marca o encerramento do processo eleitoral, serão entregues os respectivos diplomas. Qualquer pessoa poderá participar do evento no limite da capacidade do local.
Posse de Lula
O Congresso Nacional divulgou o roteiro da posse do presidente eleito Lula (PT). A cerimônia no Legislativo é a primeira etapa da posse presidencial, que será realizada no dia 1º de janeiro de 2023. Chefes de Estado e de Governo ficarão no Anexo 1 do Senado Federal, enquanto autoridades e convidados se reunirão no Salão Branco do Congresso Nacional, conhecido como Chapelaria. Lula e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) sairão em cortejo da Catedral Metropolitana de Brasília às 14h30 em direção ao Congresso Nacional. O tradicional desfile em carro aberto será mantido. Expectativa é de mais de 300 mil pessoas presentes.
Arapongas anuncia 13º
A Prefeitura de Arapongas vai pagar nesta semana que se inicia a segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais e antecipar a folha de pagamento referente ao mês de dezembro. Segundo o setor de Recursos Humanos (RH), a segunda parcela do 13º será efetuada no dia 20 de dezembro. Já o pagamento do mês de dezembro será antecipado para este dia 23. A primeira parcela do 13º foi paga em junho aos 3.361 servidores. Neste mês serão injetados R$ 13,4 milhões na economia do município. O prefeito Sérgio Onofre (PSC) assinala que tudo isso só é possível através de um planejamento e controle diário das despesas do Executivo.
Eleito pela 8ª vez
A Câmara de Mauá da Serra realizou na noite de quinta-feira eleição para escolha da nova Mesa Executiva. A presidência permaneceu com Nelson Bonin Gonçalves (PSD), popular Nelsão, que é o atual presidente. Nelsão, aliás, vai cumprir seu 8º mandato como presidente do Legislativo e promete continuar com seu trabalho de controle dos gastos públicos e de transparência nos atos da Câmara. Demais membros da chapa são Juarez Miranda (MDB), vice-presidente; Edson Rosa (MDB), primeiro vice-presidente; e Rafael Miranda (Cidadania), segundo vice-presidente, conforme é a composição da Casa de Leis. Nelsão diz que pretende caminhar junto com o prefeito Hemes Wicthoff (PSD).
VAPT-VUPT
RECESSO A maioria das prefeituras do Vale do Ivaí inicia nesta segunda-feira o recesso de Natal e Ano Novo, ficando fechadas ao atendimento público. Em Jandaia, o recesso será de 19 a 31 de dezembro, mas com retorno somente dia 3 de janeiro.
JANTAR A Prefeitura de Rio Bom promoveu, na na quinta-feira, um jantar para servidores e familiares, que reuniu cerca de 600 pessoas no Complexo Esportivo Amante Felipetto. O prefeito Moisés de Andrade (PSD) destacou a importância dos servidores.
“FPM GORDO” A Secretaria do Tesouro Nacional anunciou nesta sexta-feira valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que as prefeituras vão receber neste dia 20. O montante será “gordo”, com um aumento de 83,62% em relação a igual período do ano passado.
LOTÉRICOS A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana, em dois turnos, a PEC dos Lotéricos que concede prazo de vigência adicional a contratos atuais de todos os agentes lotéricos com a Caixa Econômica Federal. Medida atinge lotéricos em regime de permissão.