POLÍTICA

min de leitura - #

Tiago Amaral defende propostas em favor das cidades do interior

Claudemir hauptmann

| Edição de 22 de setembro de 2022 | Atualizado em 22 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Tiago Amaral defende propostas em favor das cidades do interior

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“Sou pé vermelho e não tenho outra prioridade política que não seja a defesa das cidades do interior, para fortalecer nossas cidades e mostrar a região como modelo para o Estado”. Assim se posiciona o deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que busca a reeleição para um terceiro mandato, ao falar de suas origens e das principais bandeiras de atuação política. Em entrevista ao TNOnline para a série sobre as eleições 2022, o deputado reitera também seus compromissos com Apucarana e com o Vale do Ivaí.

“Eu tenho sido o deputado de Apucarana junto ao governo do Estado, em parceria com o governo municipal do prefeito Júnior da Femac”, diz o deputado, que lista uma série de ações e projetos que tem mediado pela cidade nas áreas de desenvolvimento, meio ambiente, segurança pública e saúde, entre outras. 

Tiago Amaral, que é relator do orçamento e vice-líder do governo na Alep, defende que as cidades da região trabalhem de forma integrada para fortalecer projetos de desenvolvimento sustentável e econômico. Para ele, faltam mais projetos de integração e líderes políticos que trabalhem com essa visão. Amaral destaca que desde o primeiro mandato ele mantem em sua equipe um especialista em gestor de projetos, para promover frentes de desenvolvimento regional, a partir dos potenciais e características das cidades.

“Precisamos fazer avançar esses projetos, para fortalecer nossas cidades, melhorar condições de geração de emprego e renda, para melhorar a qualidade de vida para as pessoas. Esse é o resultado final da atividade política, melhorar a vida das pessoas”, afirma Amaral.

O deputado explica que apoiar projetos que fortaleçam as cidades é proporcionar vida melhor para as pessoas. “Se não olhar para as pessoas e se não pensar nisso, não avançamos como sociedade”, raciocina, justificando o trabalho para conectar as cidades da região, de forma integrada, para que ampliem os projetos em todas as áreas. 

Tiago Amaral cita projetos de agroindustrialização para todo o Vale do Ivaí, além de projetos que explorem potenciais específicos de algumas cidades, como Mauá da Serra, que tem uma localização privilegiada, convergindo as principais vias de acesso à Capital e ao porto de Paranaguá utilizadas pelas regiões de Londrina, Maringá, Apucarana e Arapongas. A localização da cidade é estratégica do ponto de vista logístico e, segundo ele, torna o local perfeito para desenvolver projetos de atração de empresas da área logística.

Amaral afirma que instrumentos de fomento, como o programa Paraná Competitivo, precisam sempre estar conectados com as demandas das cidades do interior, ampliando os incentivos para que novas empresas se instalem nas pequenas cidades e as empresas existentes sejam estimuladas a ampliar investimentos.