POLÍTICA

min de leitura - #

Tragédia em Jandaia comove o Paraná

Da Redação

| Edição de 09 de março de 2023 | Atualizado em 09 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A tragédia envolvendo um ônibus escolar da Apae e um trem em Jandaia do Sul, ocorrida na nesta quinta-feira, causou comoção em todo o Paraná. Do Japão, onde cumpre agenda, o governador Ratinho Junior (PSD) se manifestou. “Recebi com muita tristeza a notícia do acidente em minha cidade natal, Jandaia do Sul. A colisão de um ônibus da Apae com um trem tirou a vida de duas meninas e deixou outras seis crianças feridas”, escreveu no Twitter o governador (foto), que decretou luto oficial por três dias no Paraná. “Toda a comunidade escolar do Paraná está em luto”, disse o governador em exercício Darci Piana (PSD). “É com muito pesar que recebo a notícia de um trágico acidente envolvendo um trem e um ônibus com alunos da Apae em Jandaia do Sul”, escreveu no instagram o deputado federal Beto Preto (PSD). O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), defensor das Apaes, pediu orações pelas vítimas e pelas famílias.

Prefeitos lamentam 

Prefeitos manifestaram solidariedade às famílias das vítimas do acidente entre um ônibus escolar da Apae e um trem em Jandaia do Sul. Assim que soube da notícia, o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), e seu vice Dionísio Costa Alves (Podemos), o Fifa, lamentaram o acidente e tomaram todas as providências iniciais de apoio às famílias. “Gostaria de expressar todo meu carinho e solidariedade aos alunos da Apae e suas famílias. Que todos possam se unir em oração e pensamento positivo, pedindo por uma rápida recuperação e por momentos de paz e conforto para aqueles que estão sofrendo”, afirmou o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD).

Vistoriando serviços

Com uma trégua das chuvas mais fortes, a Prefeitura de Apucarana está acelerando os trabalhos de tapa-buraco e recuperação de estradas rurais. Na manhã de ontem, o prefeito Junior da Femac vistoriou obras na estrada do São Pedro do Taquara. “Temos duas equipes trabalhando de acordo com um cronograma estabelecido e esperamos atender rapidamente todos os trechos”, informou Junior da Femac. Na área urbana, com o excesso de chuvas, muitas vias tiveram infiltração de águas pluviais, causando buracos. “Também estamos atuando com duas equipes, aplicando cerca de 14 toneladas/dia de massa asfáltica”, revela.

Título a Cida Borghetti

O deputado estadual Soldado Adriano José (PP) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná para conceder o Título de Cidadã Honorária do Estado à ex-governadora Cida Borghetti (PP). Segundo o parlamentar, o título é um reconhecimento à trajetória de trabalho e dedicação de Cida Borghetti em favor dos paranaenses. Ele lembra que Cida foi a primeira mulher na história a governar o Paraná, deputada estadual por dois mandatos e deputada federal. “É uma carreira política construída com competência na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal, no Palácio Iguaçu e agora no Conselho de Administração da Itaipu”, afirma. 

CPIs na Câmara Federal

Em pouco mais de dois meses, a atual legislatura da Câmara dos Deputados já possui 16 propostas de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em processo de coleta de assinaturas. Os temas são variados e tratam de acontecimentos de grande repercussão nacional, como a crise humanitária no território indígena Yanomami, os ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro, o rombo nas finanças das lojas Americanas e as joias que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao País, com colar e brincos de diamante avaliados em R$ 16,5 milhões. O levantamento é do portal Poder360.