POLÍTICA

min de leitura - #

Vereadores aprovam política de saneamento básico

Editoria de Política

| Edição de 07 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Fechando a terceira sessão extraordinária convocada pelo presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli (DEM), vereadores aprovaram ontem os projetos de lei que instituem a Política Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Apucarana e o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). 
Após a realização de audiências públicas convocadas pela Prefeitura, as diretrizes de gerenciamento dos resíduos sólidos e do saneamento básico de Apucarana para os próximos 20 anos foram definidas. Depois dos planos prontos e elaborados, projetos foram enviados ao Legislativo para apreciação e votação e agora seguem para sanção do prefeito Beto Preto (PSD). 
Somente para água e esgoto a Sanepar planeja investimentos na ordem de R$250 milhões para o período de 20 anos. Recursos devem ser empregados em ações para o aumento da capacidade de captação, armazenamento e distribuição da água, e também para a universalização do serviço de saneamento básico, com a coleta e tratamento de esgoto em pelo menos 90% da cidade. O índice atual de cobertura é de 81%. No tocante à ampliação da rede de galerias pluviais e drenagens em geral, a prefeitura deverá investir cerca de R$ 60 milhões nos 20 anos.
Já a pesquisa para elaboração do plano de gerenciamento integrado do lixo domiciliar revelou que 33% dos resíduos sólidos que chegam ao aterro sanitário de Apucarana são materiais recicláveis, o que ao longo de um mês representa 750 toneladas. Levando-se em conta que, no mesmo período, a coleta seletiva hoje é de cerca de 240 toneladas ao mês, se evitar essa situação de destino inadequado, é possível contribuir para um prolongamento da vida útil do aterro. 
(EDITORIA DE POLÍTICA)