CIDADES

min de leitura - #

Após disparada de casos, AMS intensifica ações contra dengue

Da Redação

| Edição de 01 de dezembro de 2023 | Atualizado em 01 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Após disparada de casos, AMS intensifica ações contra dengue

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após a Prefeitura de Apucarana lançar alerta sobre o crescente número de casos da dengue no município, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) está intensificando ações de combate e de orientações sobre a doença. As confirmações registraram um aumento de 344% em novembro.

O setor de Combate a Endemias realizou a vistoria em cerca de 200 residências na região da Colônia de Novos Produtores, num trabalho em que a eliminação dos focos da dengue foi concentrada principalmente nos quintais com casas fechadas. 

“Foi uma ampla ação de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, complementada com a estratégia de orientações dos moradores de cada casa visitada sobre os cuidados preventivos de combate a dengue”, informa o secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega.

Outra ação foi realizada nesta semana, durante a “Feira da Lua”. Em estande da AMS montado no Espaço das Feiras, agentes de endemias levaram orientações ao público presente. “Foi um trabalho realizado de corpo a corpo, reforçado com a distribuição de panfletos sobre o combate a dengue”, o coordenador do setor de Combate a Endemias, Mauro de Aguiar Almeida.

A evolução dos números da dengue foi tema de uma reunião de emergência no último dia 20. Na data da reunião, o número oficial de casos já era três vezes maior do que no mesmo período do ano passado. “Na primeira quinzena de novembro de 2022 Apucarana registrava seis casos e, neste ano, o número de casos positivos foi de 18 no mesmo período”, alertou o prefeito Junior da Femac.

No último boletim da Sesa, divulgado na última terça-feira (28), Apucarana soma 40 casos de dengue. Na primeira semana de novembro (7) eram 9.

O prefeito  lançou o alerta e apelou para população fazer parte do esforço do poder público para combater a dengue. “O quadro é preocupante. Contamos com a mobilização de toda a população. Reforcem a atenção para manter seu quintal livre de qualquer recipiente que acumule água, eliminado assim todo potencial criadouro do mosquito”, conclama o prefeito.