CIDADES

min de leitura - #

Apucarana é 1ª cidade do PR a adotar reservatórios metálicos

Da Redação

| Edição de 23 de junho de 2022 | Atualizado em 23 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Apucarana é 1ª cidade do PR a adotar reservatórios metálicos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana é a primeira cidade do Paraná a receber uma nova tecnologia de reservação de água. Os dois novos reservatórios que estão sendo instalados na cidade são metálicos. Trata-se de tecnologia alemã que utiliza camada dupla de chapa de aço unida por uma fita de junção. O material tem chapa inoxidável por dentro e chapa galvanizada por fora e oferece maior resistência e durabilidade em relação aos sistemas convencionais em alvenaria.

A tecnologia está dando forma para reservatórios de 2 milhões de litros de água, previstos para serem entregues ainda neste ano. O material faz com que a estrutura tenha elevada resistência à pressão horizontal, garantindo maior estanqueidade, estabilidade e segurança.

O gerente de Projetos e Obras da Sanepar na região Nordeste, Flávio Yoshida, afirma que o uso de novas tecnologias permite otimizar investimentos e ampliar a eficiência no setor do saneamento. “Ao utilizar este tipo de reservatório, saímos da metodologia convencional, de aço e concreto, obtendo uma obra mais simples e rápida”, destaca.

As obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Apucarana, com reservatórios, adutoras e elevatórias, somam R$ 31,7 milhões. Iniciadas em setembro de 2021 e com previsão de conclusão para dezembro deste ano, as obras representam a duplicação da capacidade de reservação instalada.

Além dos reservatórios metálicos nas regiões Sudoeste e Oeste da cidade, segue em construção na Rua Galdino Gluck Júnior dois reservatórios em concreto armado que, juntos, armazenarão 6 milhões de litros de água. No total, serão 10 milhões de litros a mais no sistema.

Também estão sendo construídas duas estações elevatórias e implantadas 10 mil metros de tubulações