CIDADES

min de leitura - #

Apucarana envia carnês do IPTU para 62 mil contribuintes

Da Redação

| Edição de 08 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 08 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Apucarana envia carnês do IPTU para 62 mil contribuintes

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana começa a distribuir nos próximos dias  62.306 carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano  (IPTU) do exercício fiscal de 2023. Os contribuintes vão receber os documentos de cobrança em casa. A arrecadação prevista pelo município, segundo a Secretaria Municipal da Fazenda, é de pouco mais de R$ 41 milhões. 

O valor é 20,5% maior na comparação com o exercício fiscal de 2022. No ano passado, o imposto lançado somava quase R$ 34 milhões. O número de contribuintes também aumentou, passando de 56.733 em 2022 para 62.306 neste ano, uma alta de cerca de 10%. 

O tributo já foi lançado, impresso e encaminhado para a central de distribuição dos Correios. O vencimento, tanto para quem for quitar integralmente o imposto e aproveitar o desconto de 5%, quanto para quem optar pelo parcelamento, é 10 de março.

A secretária da Fazenda, Sueli Pereira, lembra que o IPTU é um dos principais impostos recolhidos pelo município, contribuindo para a realização de obras e manutenção de serviços. “De todo o montante, 15% são destinados automaticamente para o setor de saúde, 25% para a educação e os 60% restantes são aplicados nos outros setores da administração pública municipal”, explica a secretária municipal. 

“O pagamento também pode ser feito via PIX através do QR Code que vem impresso no carnê. Apucarana oferece esta modalidade, que já se popularizou entre os brasileiros, desde o ano passado”, lembra a secretária. Além do PIX, o imposto pode também ser quitado nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB).

O IPTU é pago por donos de imóveis ou terrenos dentro do perímetro urbano. Seguindo a premissa de responsabilidade fiscal exigida por lei federal, para este ano o imposto sofreu atualização monetária de 5,97%, referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), acumulado entre dezembro de 2021 e novembro de 2022. 

“Quem, porventura, não receber o carnê no seu domicílio poderá gerar o documento pelo site da Prefeitura”, completa a secretária da fazenda Sueli Pereira.