Neste final de semana, no sábado e domingo, Apucarana vai vacinar contra a gripe no Complexo Esportivo Lagoão, pelo sistema drive-thru e dentro do ginásio. A mobilização, anunciada ontem pelo prefeito Junior da Femac visa aumentar a cobertura vacinal contra o vírus da influenza no município, em especial entre as crianças. Apesar da vacinação ter sido antecipada e mesmo com a realização do dia D no último sábado, o município não alcançou nem um terço do público alvo estimado em 7.698 crianças. Até agora, 2.364 foram vacinadas.
Entre os idosos, os primeiros a serem vacinados, o índice de cobertura também está longe do ideal. Dos 23 mil, apenas 8.091 se imunizaram. Nos dois dias, sábado e domingo, não haverá vacinação contra a Covid no Lagoão, com o atendimento sendo retomado na segunda-feira (9).
A imunização contra a gripe vem sendo realizada de segunda-feira a sexta-feira em 26 UBS.
“O sábado e domingo é uma grande oportunidade para quem tem dificuldade de comparecer a uma unidade de saúde durante a semana. Peço aos pais para levarem seus filhos. É muito importante garantir essa proteção devido ao número muito elevado de crianças que está sofrendo com doenças respiratórias sendo que muitas estão internadas em estado grave”, alerta o prefeito.
Além das crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde, agora as doses são oferecidas para os profissionais da educação e segurança, gestantes e puéperas (mulheres que tiveram seus filhos há até 45 dias). A vacinação no sábado será de 8h30 às 17 horas e no domingo de 8h30 às 13 horas.