CIDADES

min de leitura - #

Apucarana vai ofertar 700 vagas em cursos de capacitação profissional

Da Redação

| Edição de 01 de abril de 2024 | Atualizado em 01 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana vai ofertar 700 vagas em cursos de capacitação profissional

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir do mês de maio, a população de Apucarana terá acesso a uma nova grade de cursos gratuitos através do Programa de Qualificação Profissional Portas Abertas, uma iniciativa da prefeitura através da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego. A contratação de novas capacitações, somando cerca de 700 vagas, foi definida ontem durante reunião de planejamento entre o prefeito Júnior da Femac, representantes de associações, sindicatos de diversos segmentos produtivos e entidades que oferecem cursos de profissionalização, como o Senac, Sesi e Senar.

Ao longo dos últimos três anos, observou o prefeito Júnior da Femac, o “Portas Abertas” capacitou mais de 3,6 mil pessoas. “É um programa onde perguntamos para os empresários qual o curso que é importante e o compramos do Senai, do Senac, do Senar, ofertando gratuitamente para a população qualificações na área da indústria, do comércio, da agricultura, da tecnologia e inovação, entre outras. Um programa de governo que ensina a pescar e que oportuniza transformação de vida aos trabalhadores”, destaca o prefeito, acrescentando que cerca de 86% das pessoas capacitadas conseguem um emprego formal ou começam um empreendimento após a formação.

Participaram da reunião de planejamento o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderley Faganello, o vice-presidente da Acia, Jayme Leonel, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Assunção, do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí (Sivale), Bete Ardigo, do presidente do Sindicato Rural, Geraldo Maroneze, do secretário da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Edison Estrope, o superintendente municipal e diretor do Centro de Qualificação Total, Miguel Luiz Vilas Boas, e representantes do Sesi e Senac Apucarana. “Uma iniciativa bastante válida que tem colaborado com o comércio desde o início”, ratificou a empresária Aída Assunção. O presidente da Acia, Wanderley Faganello, também destacou a qualidade dos cursos contratados pela prefeitura. “Tenho exemplo dentro da minha família, que frutificou na vida a partir de curso realizado no Sistema S”, disse.

Durante a reunião ficou definido que até o dia 10 deste mês serão apresentadas as áreas com maior demanda de mão-de-obra qualificada. “A partir disto, a prefeitura irá proceder a aquisição e, no final de abril, início de maio, já deveremos ter cursos gratuitos com inscrições abertas”, informa o prefeito Júnior da Femac. O investimento é na ordem de R$300 mil.