CIDADES

min de leitura - #

Arapongas firma parceria com UEL para mapear pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 02 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A redução dos casos de coronavírus em agosto e os bairros onde há maior concentração de casos. Esses são alguns dos pontos levantamentos no mapeamento da pandemia em Arapongas. As informações foram levantadas através de uma parceria entra a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas  e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) para monitorar o avanço do coronavírus na cidade. De acordo com o secretário da Saúde do município Moacir Paludetto Junior, são realizados dentro do projeto o acompanhamento dos casos, análise dos dados, realização de projeções sobre os novos casos e a identificação das regiões de concentrações de casos. 

“São informações essenciais para o município de Arapongas. Já possuímos toda uma infraestrutura, insumos e profissionais capacitados para enfrentar a pandemia. A presença da Universidade Estadual de Londrina, trabalhando em conjunto com a gestão do município na realização do monitoramento da evolução de casos e da disponibilidade de leitos hospitalares, nos dará parâmetros acadêmicos para a garantia do atendimento da saúde municipal e subsídios para a tomada de decisões baseadas em projeções estatísticas”, explica. 
Paludetto Jr acrescenta também que partir desta parceria também será elaborado um relatório semanal que irá incluir a taxa de transmissão da doença e o mapa com as principais regiões do município afetados pela Covid-19. A parceria foi estabelecida para os próximos seis meses e pode ser renovada se houver a necessidade.
O primeiro relatório epidemiológico realizado com a parceria divulgado aponta que as regiões do Petrópolis, Colúmbia, Flamingos e Região Sul, têm a maior incidência de casos na cidade. O documento aponta também uma queda no número diário de casos a partir de agosto.
Todo o trabalho de mapeamento e análises da Covid-19 em Arapongas acontece por meio do Núcleo de Gestão Pública (FAUEL-NIGEP/UEL), coordenado pela Vera Lucio Tieko Suguihiro e pelo Prof. Dr. Saulo Fabiano Amâncio Vieira. 

NOVOS CASOS
Ontem, Arapongas registrou 47 novos casos da Covid-19, totalizando 3.343 casos dos quais 2.573 já estão curados (76,8%). Até o momento, a cidade registrou 85 óbitos por coronavírus.