CIDADES

min de leitura - #

Campanha conscientiza sobre prevenção da hanseníase

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma campanha desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o “Janeiro Roxo” é o mês dedicado à conscientização e à prevenção e tratamento precoce da hanseníase. Observando que o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de hanseníase, a coordenadora do Ambulatório de Especialidades Dermatológicas – Residência Médica – da Autarquia Municipal de Apucarana (AMS), Lígia Martin, orienta a população sobre como proceder em caso suspeito da doença.

De acordo com Lígia, se a pessoa apresentar sinais ou sintomas da hanseníase deve procurar a UBS mais próximo de sua casa, onde será feito o encaminhamento para o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas da AMS para confirmação ou não do diagnóstico. “O ambulatório é a porta de entrada do tratamento que pode variar de 6 meses a 1 ano. Todo medicamento é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde. Também existe a conduta de examinarmos todos os contatos domiciliares da pessoa com diagnóstico confirmado”, informa a dermatologista Lígia.
“Nosso objetivo é conscientizar a população sobre as manifestações clínicas da doença e assegurar a todos acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce. A hanseníase tem cura”, complementa Lígia.