Católicos celebram hoje Corpus Christi, expressão em latim que significa Corpo de Cristo, o Deus vivo. Na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, serão realizadas duas missas hoje. Uma celebração pela manhã, às 9 horas, e outra às 15 horas, seguida de procissão pelas ruas da cidade.

O monsenhor Roberto Carrara, pároco da Catedral de Apucarana, informa que a missa de Corpus Christi acontece às 15 horas, com saída próxima à Padaria Pão Quente, a tradicional procissão, que segue pela Avenida Curitiba e encerra na Catedral. “Como tem pessoas que não podem ficar por muito tempo em pé ou caminhar, realizamos uma Santa Missa pela manhã. Todos os anos os fiéis participam deste momento de adoração. É o sacramento mais importante de nossa fé”, explica.
Em Apucarana, os preparativos para a celebração vão começar logo pela manhã, com ajuda de grupos da igreja católica. “O pessoal que vai enfeitar as ruas, apesar das limitações que a greve dos caminhoneiros trouxe, vai tentar manter a tradição. Continua normal, mas com algumas alterações e possíveis substituições de materiais”, acrescenta.
O monsenhor também comentou sobre a greve dos caminhoneiros e possíveis manifestações no horário das celebrações. “Soube que podem acontecer algumas manifestações à tarde, na hora da procissão. Porém, peço que sejam realizadas após o evento religioso. Também sou a favor da greve. O Brasil está uma vergonha”, reforça.
REGIÃO
Em Ivaiporã, uma missa com fieis das três paroquias da cidade será celebrada às 15 horas na Igreja Santíssima Mãe de Deus. A procissão acontecerá após a missa e seguirá pouco mais de 1 quilômetro pelas ruas da cidade, encerrando na Paróquia Bom Jesus.
Conforme o padre Romano Gnesotto, a festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia. “A eucaristia é o tesouro mais precioso que a Igreja tem. É o alimento espiritual para nossa fé”, afirma.
Em Arapongas, a missa de Corpus Christi será celebrada às 15 horas, no Ginásio Luiz Augusto Zin, seguida de procissão até o Santuário Nossa Senhora Aparecida. (FERNANDA NEME E IVAN MALDONADO)