CIDADES

min de leitura - #

Colégio Heitor Furtado inicia modelo cívico militar em Apucarana

Fernando Klein

| Edição de 27 de junho de 2022 | Atualizado em 27 de junho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ocorre nesta quinta-feira (30), às 9 horas, a solenidade de implantação do modelo cívico-militar no Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, localizado no Núcleo João Paulo, em Apucarana. O evento contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed-PR) e também do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com apoio do Ministério da Defesa e das Forças Armadas.

A adesão ao modelo foi aprovada pela comunidade escolar em fevereiro deste ano. O colégio tem 587 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio. Segundo o diretor José Carlos da Silva, sete militares da reserva do Exército já começaram os trabalhos em 1º de junho, em uma fase de aclimatação junto aos estudantes, professores e funcionários. Eles vão trabalhar como monitores, com foco inicial na questão disciplinar.

“A expectativa é a melhor possível. Já estamos percebendo alguns resultados positivos. Não temos mais, por exemplo, a presença de pessoas estranhas à escola na saída das aulas, entre outros avanços no aspecto disciplinar”, diz o diretor.

Ele afirma que, no próximo ano, estão previstas mudanças na grade curricular, com a inclusão de uma disciplina ligada à questão cívico-militar. Além disso, os alunos devem receber uniformes. “Isso, no entanto, ainda vai demorar um pouco”, assinala.

O diretor garante que a receptividade é boa entre alunos e pais, apesar de alguns protestos e críticas ao modelo durante a consulta popular em fevereiro. Na mesma época, a comunidade do Colégio Polivalente rejeitou a proposta . (FERNANDO KLEIN)